Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Gestão de programa de acesso a ensino técnico terá estudantes
Início do conteúdo da página

Gestão de programa de acesso a ensino técnico terá estudantes

Publicado: Terça, 03 de Maio de 2011, 17h53 | Última atualização em Quarta, 23 de Setembro de 2015, 21h47 | Acessos: 1517

A União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes) terá participação ativa no controle social e fiscalização do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e também nos conselhos gestores das entidades ligadas ao Sistema S. O compromisso foi firmado entre a Ubes e o ministro Fernando Haddad, durante o Seminário Nacional de Educação, realizado nesta segunda-feira, 2, na sede do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea), em Brasília. “O ensino médio é hoje uma das agendas mais importantes do país. Os estudantes, principais interessados no assunto, devem participar dessas discussões”, defendeu Haddad. No que diz respeito ao Sistema S, Haddad prometeu levar o pleito da Ubes – de participar do conselho gestor das instituições – às entidades que compõem o sistema. “Caso haja resistência, o MEC tem prerrogativa de indicar membros e os estudantes secundaristas serão indicados”, garantiu. Mantidas com recursos públicos, as entidades que compões o Sistema S (Sesc, Senai, Sesi e Senac) têm características híbridas. O financiamento e o controle das instituições é público, enquanto a gestão e governança é feita por entidades privadas. Como terão grande participação no Pronatec, Haddad defendeu a presença de representantes da Ubes nos conselhos gestores das entidades.  



Demandas – A principal demanda da Ubes é que 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do país seja investido em educação. O Plano Nacional de Educação (PNE), que tramita no Congresso, prevê como meta o investimento de 7% do PIB. “Esse pleito soa como música aos meus ouvidos, mas é preciso esclarecer que o PNE deve ser cumprido integralmente e não figurar apenas como uma carta de intenções”, afirmou Haddad, referindo-se a possibilidade real de aumentar o investimento.



Ana Guimarães



FONTE: http://portal.mec.gov.br

registrado em:
Fim do conteúdo da página