Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Venturi participa da 19ª Competição SAE BRASIL AeroDesign
Início do conteúdo da página

Venturi participa da 19ª Competição SAE BRASIL AeroDesign

Publicado: Quarta, 25 de Outubro de 2017, 11h06 | Última atualização em Quarta, 25 de Outubro de 2017, 11h31 | Acessos: 2508

A equipe Venturi Aerodesign está a caminho da 19ª Competição SAE BRASIL AeroDesign, que ocorre entre os dias 26 e 29 de outubro, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, em São José dos Campos. Os alunos do Cefet/RJ concorrem na categoria Advanced, que concede mais liberdade na criação do aeromodelo.

 O projeto de aeronave apresentado este ano traz duas novidades. É a primeira vez que uma equipe do Cefet/RJ constrói um protótipo bimotor. Os alunos também inovaram nos testes, com a aplicação do túnel de vento, método dinâmico que permite simular as condições de voo com mais precisão.

A competição SAE BRASIL AeroDesign visa propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de Engenharia Aeronáutica, através de aplicações práticas e da competição entre equipes. O torneio é composto por duas etapas: competição de projeto e competição de voo. Os projetos de aeronave são avaliados comparativamente por engenheiros da indústria aeronáutica. 

Na categoria Advanced, a aeronave tem a missão de realizar um percurso transportando uma carga com o peso mínimo de 7 kg. O desempenho é avaliado em quatro estágios: decolagem, subida, cruzeiro (fase em que o avião adquire estabilidade) e descida.  O protótipo construído pelos alunos do Cefet/RJ suporta até 27 kg, incluindo o peso do aeromodelo, de 8kg.

Assista o teste de voo do protótipo

A Venturi Aerodesign conta, atualmente, com 41 membros. O projeto agrega não só estudantes de Engenharia, mas também dos cursos de Administração e do bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais (LEANI).

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página