Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Servidores e alunos têm acesso a diversos serviços através do e-mail institucional
Início do conteúdo da página

Servidores e alunos têm acesso a diversos serviços através do e-mail institucional

Publicado: Quarta, 27 de Fevereiro de 2019, 13h26 | Última atualização em Quarta, 13 de Março de 2019, 17h34 | Acessos: 6735

 

Com o e-mail institucional, além do acesso aos serviços internos da instituição, servidores e alunos do Cefet/RJ podem acessar a rede wi-fi e a produção científica de revistas internacionais de renome, em qualquer lugar do mundo.

Desde junho de 2018, o serviço de e-mail institucional é oferecido através do Registro CEFET, um sistema web de gestão da identidade digital dos servidores e alunos para acesso aos sistemas de informação institucionais. O serviço anterior, que era prestado pelo Serpro e apenas para servidores, passou a ser prestado gratuitamente pela Microsoft, atendendo também aos alunos. 

De acordo com a chefe do Departamento de Tecnologia da Informação (DTINF), Julliany Brandão, “essa mudança gerou uma economia para o Cefet/RJ de R$ 190.000,00 por ano e trouxe diversos benefícios à comunidade, dentre eles o aumento das caixas de e-mail de 1GB para 50GB, melhor compatibilidade com navegadores e clientes de e-mail, além de outros serviços da Microsoft, como o armazenamento em nuvem de 1TB pelo OneDrive e a utilização gratuita do Office on-line”.

Por meio do sistema Registro CEFET, qualquer aluno ou servidor com vínculo ativo pode obter seu e-mail institucional em menos de uma hora. O sistema permite cadastrar e alterar a senha e fornece um endereço de e-mail pessoal para realizar a recuperação do acesso sem a necessidade de abertura de chamados. O sistema utiliza autenticação centralizada por meio de LDAP (do inglês, Lightweight Directory Access Protocol), que é ideal para instituições que possuem uma rede em que existem vários serviços atuando e que necessitam de autenticação, como é o caso do Cefet/RJ. Esse método de autenticação elimina a necessidade de múltiplas senhas de acesso e processos de cadastramento, proporcionando um maior controle e segurança.

 

Acesso à Comunidade Acadêmica Federada (CAFe)

A Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) é um serviço de gestão de identidade que reúne instituições brasileiras de ensino e pesquisa através da integração de suas bases de dados. Com o sistema Registro CEFET, tornou-se possível que alunos e servidores, ao ativarem suas contas, possam acessar serviços oferecidos aos integrantes da CAFe, como Eduroam e Periódicos Capes. Outros serviços serão disponibilizados em breve.

 

Para se cadastrar no Registro CEFET, acesse https://registro.cefet-rj.br/.

registrado em:
Fim do conteúdo da página