Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Equipe Cefet/RJ-UFRJ é escolhida como uma das cinco melhores para solucionar problemas mundiais
Início do conteúdo da página

Equipe Cefet/RJ-UFRJ é escolhida como uma das cinco melhores para solucionar problemas mundiais

Publicado: Quarta, 13 de Março de 2019, 16h15 | Última atualização em Quarta, 13 de Março de 2019, 16h19 | Acessos: 2123

A equipe composta por estudantes do Cefet/RJ e da UFRJ foi escolhida como Global Top Five para concorrer na Competição Global Texas A&M, que acontecerá nos próximos dias 23 e 24 de abril. A escolha foi o principal resultado da participação do Cefet/RJ no evento internacional Invent For The Planet, cujo principal objetivo é a invenção de soluções criativas para problemas de alcance mundial, e que aconteceu entre os dias 15 e 17 de fevereiro. O diretor de Pesquisa e Pós-Graduação do Cefet/RJ, professor Pedro Manuel Calas Lopes Pacheco, destacou a importância de alunos de iniciação científica da graduação, mestrado e doutorado terem participado de um evento fundamental para dar continuidade ao processo de internacionalização da pesquisa e do ensino da instituição, além da contribuição para a formação discente em níveis diversos.

A equipe vencedora – composta pelos estudantes Breno Ferreira, Caio de Lima, Felipe Macedo, Giovanni Enokibara, Luã Guedes, Victor Hugo Benicio – criou um sistema composto por um boné e um bastão equipados com sensores ultrassônicos que acionam dispositivos de vibração para auxiliar pessoas com deficiência visual. A equipe brasileira encaminhou à organização do evento um vídeo de 10 minutos com a sua apresentação, além de um white paper contendo a descrição da solução desenvolvida. Uma banca de juízes internacionais escolheu as cinco melhores equipes entre as 25 universidades participantes. O Invent For The Planet é realizado pela Texas A&M University, dos Estados Unidos. No Rio de Janeiro, o evento foi realizado no campus Maracanã do Cefet/RJ e contou a inscrição de 17 alunos da instituição, além de outros dez da UFRJ.

Os alunos foram divididos em equipes locais, cada uma com cinco ou seis integrantes, sendo que cada equipe trabalhou em um dos dezesseis temas definidos pela organização do evento. As equipes tiveram 48 horas para apresentar uma solução para os problemas apresentados. Os estudantes do Cefet/RJ e da UFRJ começaram a trabalhar a partir das 16 horas do dia 15 de fevereiro, sexta-feira, na concepção da solução. Equipes do mundo inteiro seguiram o mesmo horário de início, sempre respeitando o fuso horário de cada país. O trabalho continuou no dia 16, sábado, envolvendo a construção de protótipos. No domingo, as equipes locais do Cefet/RJ e UFRJ realizaram apresentações para uma banca examinadora composta por docentes dessas duas instituições e da Polytechnique Montréal do Canadá.

 

     

Abertura do evento no Cefet/RJ

 

A Coordenação Local do Rio de Janeiro foi composta pelos professores Marcelo Amorim Savi, da UFRJ, e Pedro Manuel Calas Lopes Pacheco, do Cefet/RJ. Já a Comissão Organizadora Local contou com os docentes Ana Lúcia Ferreira de Barros, Cristina Gomes de Souza, Dayse Haime Pastore, Luciana Loureiro da Silva Monteiro, Ricardo Alexandre Amar de Aguiar e Sergio de Almeida Oliveira. Todos esses docentes atuaram como orientadores das equipes no processo de criação dos conceitos iniciais e das ideias básicas, no desenvolvimento das atividades e na construção dos protótipos e também na finalização dos trabalhos e preparação das apresentações. A Banca de Avaliação dos trabalhos foi composta pelos professores Eduardo Ogasawara (Cefet/RJ), Fernando Duda (COPPE/UFRJ), Fernando Sepúlveda (COPPE/UFRJ), Lavínia Borges (COPPE/UFRJ), Marco Antônio Barbosa Braga (Cefet/RJ) e Sofiane Achiche (Polytechnique Montréal). No Rio de Janeiro, a maioria dos alunos participantes é dos cursos de graduação e dos programas de pós-graduação em Engenharia Mecânica, mas o evento também contou com estudantes de Engenharia Elétrica e Engenharia de Controle e Automação.

 

Mais informações sobre o evento em:

https://engineering.tamu.edu/student-life/aggies-invent/events/invent-for-the-planet/index.html.

 

As fotos das equipes vencedoras, incluindo a do Cefet/RJ e UFRJ, podem ser vistas aqui:

https://engineering.tamu.edu/student-life/aggies-invent/events/invent-for-the-planet/winners.html.

 

Fotos, vídeos e a descrição dos protótipos podem ser vistos na página do Cefet/RJ referente ao evento:

http://dippg.cefet-rj.br/index.php/pt/component/content/article?id=291&Itemid=0.

registrado em:
Fim do conteúdo da página