Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Dois cursos do Cefet/RJ recebem nota máxima na última avaliação do Enade
Início do conteúdo da página

Dois cursos do Cefet/RJ recebem nota máxima na última avaliação do Enade

Publicado: Segunda, 07 de Outubro de 2019, 14h15 | Última atualização em Terça, 08 de Outubro de 2019, 15h19 | Acessos: 4716

         Quadro com o Conceito Enade dos três cursos de graduação do Cefet/RJ avaliados em 2018

 

Na semana passada, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os resultados do Enade 2018. O curso de Turismo do campus Petrópolis e o curso de Administração do campus Maracanã obtiveram conceito 5 – a nota máxima no exame, em uma escala de 1 a 5. O curso de Administração do campus Valença também foi muito bem avaliado, obtendo o conceito 4.

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o desempenho dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos previstos nas diretrizes curriculares e as habilidades e competências desenvolvidas pelo estudante durante sua formação. O Enade é um importante indicador para aferir o nível de qualidade da educação superior.

No campus Petrópolis, o corpo docente e a coordenação do bacharelado em Turismo receberam a notícia com muita alegria. O coordenador do curso em exercício, Rafael Castro, disse que o resultado é fruto de um esforço coletivo que envolve o Colegiado e o Núcleo Docente Estruturante (NDE), que vêm trabalhando arduamente para a consolidação de um curso de qualidade.

Castro comentou, sobre o resultado, que “ações como a reestruturação da matriz curricular, das ementas e dos planos de ensino foram realizadas nos últimos anos, visando desenvolver os conhecimentos e as habilidades necessárias para o profissional da área. Além disso, o nosso corpo docente é formado por profissionais de alta qualificação”. O coordenador aproveitou também para parabenizar os alunos pelo esforço ao longo do curso: “Aos alunos, o nosso muito obrigado e o desejo de um futuro de muito sucesso!”.

O coordenador do bacharelado em Administração do campus Maracanã, Rafael Ferrara, atribuiu o excelente resultado ao engajamento dos alunos, dos professores e dos colaboradores da instituição num projeto que se consolida ano após ano como um trabalho de excelência.

– O bacharelado em Administração, que este mês faz 21 anos, já totaliza seis avaliações do MEC (Provão e Enade) com nota máxima. Trata-se de um projeto robusto que envolve empresas que frequentemente nos enviam profissionais das mais diversas áreas para ministrar palestras e treinamentos para os alunos. Todo o processo é realizado pensando na pessoa, desde quem terá a formação e qualificação mais apropriada para as disciplinas que irá ministrar até quem estará em sala de aula e receberá uma vasta carga de conhecimento frequentemente aplicado a situações reais de mercado – enfatizou Rafael.

“Sentimento de dever cumprido”, concluiu o coordenador do bacharelado em Administração do campus Valença, Marcellus Henrique Rodrigues Bastos, ao ver a nota que o curso obteve em seu primeiro ano de trabalho. “Essa nota só confirma o trabalho em conjunto de todos envolvidos, que desde novembro de 2017 ajudaram no planejamento à visita dos avaliadores do MEC, além da preparação para a prova do Enade”, afirmou Bastos.

– Agradeço muito aos docentes do colegiado, ao NDE do curso, ao diretor do campus, pelo empenho contínuo e pelo bom trabalho relativo ao processo, à Gerência Acadêmica do campus, à Diretoria de Ensino, pelo seu trabalho de orientação, auxílio e acompanhamento das tratativas ao processo de avaliação, aos TAEs envolvidos no pronto atendimento de infraestrutura do curso e, principalmente, aos alunos, principais responsáveis por esse feito. Parabéns a todos. Parabéns ao Cefet/RJ! – finalizou o coordenador Marcellus Bastos.

registrado em:
Fim do conteúdo da página