Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Maratona de criação de aplicativos móveis tem inscrições abertas até domingo
Início do conteúdo da página

Maratona de criação de aplicativos móveis tem inscrições abertas até domingo

Publicado: Quarta, 23 de Outubro de 2019, 13h09 | Última atualização em Quarta, 23 de Outubro de 2019, 13h09 | Acessos: 1724

A Maratona UNICEF Samsung está com inscrições abertas para estudantes do ensino médio/técnico e da graduação de instituições públicas de todo o país até o dia 27 de outubro. A proposta é desenvolver tecnologias educacionais na forma de aplicativos para dispositivos móveis (apps), de acordo com áreas, competências e habilidades definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os aplicativos devem contribuir para a melhoria da qualidade dos processos de ensino.

A proposta da maratona é unir programadores, designers, desenvolvedores, estudantes, professores, com o objetivo de promover o desenvolvimento de protótipos de aplicativos para dispositivos móveis, utilizáveis em sala de aula, para as áreas de conhecimento do ensino médio.

Sobre a maratona

Para se inscrever, alunos e professores devem formar uma equipe de cinco integrantes, que possua, obrigatoriamente, um professor atuante em escola pública (preferencialmente da mesma escola do estudante do ensino médio integrante da equipe), um estudante cursando o ensino médio em escola pública, além de mais três estudantes, que podem ser tanto da graduação quanto do médio/técnico, de escolas públicas, escolas técnicas, universidades públicas ou privadas.

Os cinco critérios a serem utilizados para avaliação dos aplicativos vencedores serão: interesse educacional, funcionalidade, acessibilidade, usabilidade e criatividade. Além disso, eles precisam estar dentro de mais dois pré-requisitos, que são: atender a duas áreas do conhecimento da BNCC para o ensino médio e atender a pelo menos um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.  

De acordo com o regulamento da maratona, todas as 20 equipes que cumprirem os critérios listados acima serão certificadas e reconhecidas, e farão jus ao prêmio: uma bolsa-auxílio no valor de R$ 1.000 por participante.

As inscrições podem ser realizadas até domingo pelo site da Maratona UNICEF Samsung. Para saber mais, acesse o regulamento da competição.

Cronograma 

  • Inscrições – até 27/10
  • Divulgação dos selecionados – 06/11
  • Mentoria – de 07/11 a 10/04/2020
  • Enceramento e apresentação dos projetos – 22/04 a 23/04/2020
registrado em:
Fim do conteúdo da página