Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Equipe do Cefet/RJ e da UFRJ cria solução contra microplásticos e vence etapa local de desafio internacional de inovação
Início do conteúdo da página

Equipe do Cefet/RJ e da UFRJ cria solução contra microplásticos e vence etapa local de desafio internacional de inovação

Publicado: Quinta, 20 de Fevereiro de 2020, 17h11 | Última atualização em Quinta, 20 de Fevereiro de 2020, 17h49 | Acessos: 2926

*Com informações da Assessoria de Comunicação da COPPE/UFRJ 

 

Membros da equipe Corais durante a apresentação final. Foto: UFRJ

Trinta e um estudantes do Cefet/RJ, da Coppe/UFRJ e da Escola Politécnica da UFRJ participaram da primeira etapa do Invent for The Planet (IFTP) 2020, que aconteceu de 14 a 16 de fevereiro no campus da UFRJ. O desafio incluiu uma maratona de inovação que ocorreu simultaneamente em 37 instituições no mundo inteiro, com o objetivo de resolver problemas atuais que afetam o planeta. A equipe Corais, formada por alunos da UFRJ e do Cefet/RJ, venceu a primeira etapa ao desenvolver uma solução que se propõe a reduzir a quantidade de microplásticos no oceano e vai representar o Brasil na etapa final do IFTP.

O Invent For The Planet tem como principal objetivo estimular a criatividade, o empreendedorismo e a inovação de alunos de pós-graduação e da graduação em Engenharia, na busca de soluções para problemas de impacto global. Sob a coordenação dos professores Pedro Manuel Pacheco, do Cefet/RJ, e Marcelo Savi, da Coppe e da Escola Politécnica, a edição de 2020, no Brasil, ocorreu no campus da UFRJ, na Cidade Universitária.

O professor Pedro Manuel Pacheco destacou que, na edição deste ano, a participação feminina cresceu, com oito mulheres a mais do que em 2019, representando 29% do total de participantes. Além disso, o professor observou o aumento da participação de estudantes de outras áreas da Engenharia, como Engenharia de Computação, Civil, Urbana, além das Engenharias Mecânica, Eletrônica e de Automação.

 

Maratona de inovação

   

Equipes trabalhando durante a montagem dos protótipos. Fotos: UFRJ

Divididos em seis equipes, na primeira etapa do desafio, os participantes foram submetidos a uma maratona de 48 horas de criação e prototipação de soluções envolvendo os seguintes temas: reduzir emissão de carbono em áreas densamente povoadas; evitar acidentes com pedestres desatentos; prevenir incêndios florestais na Austrália; responder à demanda por energia sustentável; desenvolver cidades inteligentes e remover o lixo dos oceanos.

Ao final do terceiro dia, as equipes passaram pela avaliação final de uma banca de jurados, que elegeu como vencedor o projeto da equipe Corais, composta por alunos da UFRJ e do Cefet/RJ, que desenvolveram um filtro de máquina de lavar que utiliza magnetita, um mineral com propriedades magnéticas. O novo sistema de filtragem desenvolvido pela equipe é capaz de captar pequenas partículas de plástico geradas em lavagens, presente em roupas com poliéster, por exemplo, e que vão parar nos oceanos.

Os membros da equipe vencedora, Samuel Feitosa e João Lucas Barbosa, graduandos, respectivamente, em Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica no Cefet/RJ, falaram sobre como foi a experiência de participar pela primeira vez de um desafio de inovação e vencer a competição. “A parte mais complicada foi pegar um problema relativamente genérico e, em 48 horas, bolar uma solução de engenharia com protótipo e apresentação de venda”, lembra João Lucas. “Foi uma sensação maravilhosa vencer o desafio e poder representar o Brasil internacionalmente com competidores de universidades renomadas”, comemora Samuel.

Próxima etapa

Para definir quem irá participar da etapa final do Invent For The Planet 2020, os vídeos com as apresentações de todas as equipes campeãs das competições locais serão enviados para a Texas A&M University, que irá eleger as cinco melhores. A disputa final ocorrerá no período de 31 de março a 2 de abril, nos Estados Unidos, quando serão anunciados o 1º, o 2º e o 3º lugares na competição. Em 2019, a equipe representante do Brasil, formada por alunos da UFRJ e do Cefet/RJ, foi a grande vencedora do desafio.

registrado em:
Fim do conteúdo da página