Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Ifes abre inscrições para curso on-line de educador maker
Início do conteúdo da página

Ifes abre inscrições para curso on-line de educador maker

Publicado: Sexta, 02 de Outubro de 2020, 17h01 | Última atualização em Quarta, 07 de Outubro de 2020, 16h17 | Acessos: 2013

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) está com inscrições abertas para o curso “Educador maker: primeiros passos”. A iniciativa é destinada a profissionais de educação e pessoas interessadas em conhecer os princípios básicos da área e servir de base à implantação de laboratórios maker. O curso on-line de 30 horas é gratuito e oferta certificado aos participantes que alcançarem aproveitamento mínimo de 60%. Em breve, também estarão abertas as inscrições para o curso “Educador maker: aprendizagem baseada em projetos”.

A cultura maker se baseia na ideia de que as pessoas devem ser capazes de fabricar, construir, reparar e alterar objetos dos mais variados tipos e funções com as próprias mãos, em ambiente de colaboração entre pessoas. Conforme os organizadores, os cursos ofertados propõem uma metodologia que contempla momentos de estudos individuais, além de atividades que compartilham práticas ligadas à cultura maker. Os conteúdos podem ser estudados de forma livre pelo estudante e estão disponíveis em forma de vídeo tutorial e material complementar.

Para se inscrever, acesse o site https://mooc.cefor.ifes.edu.br

 

Projeto do Cefet/RJ foi contemplado com laboratório maker

Em agosto, o campus Itaguaí foi contemplado com um laboratório IFMaker no Edital nº 035/2020 da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC). O edital foi lançado em maio com o objetivo de apoiar a criação de laboratórios de prototipagem nas instituições da rede federal. O local vai dispor de equipamentos como impressoras 3D de pequeno e médio porte, notebooks, smart TVs, kits de robótica e Arduíno, entre outros itens. O campus Itaguaí irá receber o Laboratório de Modelo 2, com valor de referência de até R$ 132,9 mil em equipamentos.

*O projeto desenvolvido pelo campus Angra dos Reis, que também havia sido contemplado no resultado preliminar do edital, foi desclassificado da disputa após nova análise da equipe responsável pela chamada pública. A informação foi corrigida. 

Confira o resultado final do Edital nº 35/2020/Setec/MEC.

registrado em:
Fim do conteúdo da página