Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Alunas do campus Maracanã são coautoras de artigo aceito em congresso de abrangência nacional
Início do conteúdo da página

Alunas do campus Maracanã são coautoras de artigo aceito em congresso de abrangência nacional

Publicado: Sexta, 23 de Abril de 2021, 16h07 | Última atualização em Sexta, 23 de Abril de 2021, 16h12 | Acessos: 819

O artigo “Robotização aplicada a organismos vegetais: inovação em serviços” foi selecionado para ser apresentado na 13ª edição do Congresso de Administração, Sociedade e Inovação (CASI). O trabalho escrito em conjunto por alunas, ex-aluno e professores do Cefet/RJ campus Maracanã foi selecionado para a modalidade Trabalho em Construção. Em virtude das medidas de combate ao coronavírus, o evento será realizado on-line entre os dias 20 e 21 de maio.

O artigo tem coautoria das alunas Maria Teresa Pessoa, do curso técnico em Eletrônica, Clara da Cruz, do bacharelado em Engenharia de Controle e Automação, além do egresso Marcos Paulo de Lima, do bacharelado em Engenharia Eletrônica, e dos professores Marco Aurélio Peixoto e Luciano Camillo. O propósito do trabalho é tratar da inovação em serviços com a robotização de potes de plantas e visa encorajar investimentos por novos mercados de aplicação de robôs para organismos vegetais.

De acordo com Peixoto, a iniciativa traz uma síntese dos autores acerca de exemplos potenciais de aplicação em segmentos estratégicos de mercado, além de indicar algumas soluções que demonstram potencial. A inovação proposta foi justificada, em suporte teórico e metodologia de desenvolvimento, no contexto tecnológico da robotização de potes de plantas, evidenciando que o know-how em hardware e software para a fabricação de robôs dedicados está bem consolidado.

Sobre o CASI

O Congresso de Administração, Sociedade e Inovação (CASI) é um evento interinstitucional que nasceu em 2007, como uma ação interna do Departamento de Administração da Universidade Federal Fluminense (campus Volta Redonda/RJ), e se expandiu em nível nacional. Desde então, o congresso foi promovido em diversos locais e as últimas edições foram realizadas nas seguintes cidades: Penedo/RJ (2014), Volta Redonda/RJ (2015), Juiz de Fora/MG (2016), Petrópolis/RJ (2017), Rio de Janeiro/RJ (2018) e Palhoça/SC (2019).

Para saber mais sobre o CASI, acesse o sitehttp://congressocasi.com.br/.

registrado em:
Fim do conteúdo da página