Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Acordo permitirá que docentes do Cefet/RJ atuem como professores visitantes em Portugal
Início do conteúdo da página

Acordo permitirá que docentes do Cefet/RJ atuem como professores visitantes em Portugal

Publicado: Quarta, 22 de Setembro de 2021, 19h16 | Última atualização em Quarta, 22 de Setembro de 2021, 20h14 | Acessos: 819

Assinada em agosto, a adenda denominada "Programa de Receção de Professores Visitantes no Instituto Politécnico de Bragança" permitirá a cooperação estratégica entre o Cefet/RJ e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB). Conforme a parceria, o Cefet/RJ indicará dois docentes por ano (um por semestre) para atuar no IPB durante os períodos letivos da instituição europeia, em atividades de ensino, pesquisa e extensão. Para participar do programa, o docente deverá possuir doutoramento e currículo científico de impacto internacional. Futuramente deverão ser informados os mecanismos para realização do processo seletivo interno.

De acordo com a adenda, o avanço da iniciativa considerou o histórico de cooperação internacional entre as duas instituições, iniciado em 2011, que compreende a mobilidade de estudantes e demais integrantes da comunidade acadêmica. Também foi considerada a implementação de programas de dupla diplomação envolvendo várias áreas científicas e campi do Cefet/RJ, concretizada por meio dos resultados nos currículos dos estudantes envolvidos, bem como na cooperação científica entre pesquisadores das duas instituições – que resultou na publicação em coautoria internacional e no desenvolvimento de projetos de pesquisa conjuntos.

A adenda foi assinada pelo diretor-geral do Cefet/RJ, Mauricio Motta, e pelo presidente do IPB, Orlando Rodrigues, e teve a participação da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIPPG) e da Assessoria de Cooperação e Relações Internacionais (ASCRI). “A ação de internacionalização do Cefet/RJ é transversal na consolidação de conquistas e na construção de mudanças. Temos um Plano Institucional de Internacionalização (PII 2018-2022), que é o nosso guia para dar maior visibilidade internacional ao centenário Cefet/RJ”, afirmou o professor Mauricio Motta.

Já Ronney Boloy, diretor da DIPPG, destacou que a instituição está trabalhando na execução de projetos para convênios e acordos cotutela, dos cursos de mestrado e doutorado oferecidos no Cefet/RJ, buscando aumentar a maturidade em nível internacional dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, conforme o Guia para Aceleração da Internacionalização Institucional da Capes.

– Estamos iniciando com um convênio e um acordo cotutela piloto, entre o Programa de Ciência da Computação (PPCIC) e o mestrado em Informática do IPB, trazendo como novidade a inserção de um modelo de ensino e aprendizagem muito importante para a internacionalização, o Collaborative Online International Learning (COIL), em consonância com o Projeto BRaVE – Brazilian Virtual Exchange, desenvolvido pela Associação Brasileira de Educação Internacional (FAUBAI, na sigla em inglês) –  afirmou o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação.

Na mesma linha, o professor Felipe Felix, assessor da ASCRI, também ressaltou a importância do acordo: "O programa de professores visitantes celebrado entre IPB e Cefet/RJ é um marco importante na consolidação da colaboração acadêmica entre nossas instituições, que desde o acordo de cooperação instituído em 2011 já contempla ações de internacionalização como intercâmbio de estudantes e docentes, além do pioneiro Programa de Dupla Diplomação, iniciado em 2014".

Acesse:

Adenda "Programa de Receção de Professores Visitantes no Instituto Politécnico de Bragança

registrado em:
Fim do conteúdo da página