Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Aluna do Cefet/RJ vence concurso de dissertações do Simpósio Brasileiro de Banco de Dados
Início do conteúdo da página

Aluna do Cefet/RJ vence concurso de dissertações do Simpósio Brasileiro de Banco de Dados

Publicado: Sexta, 08 de Outubro de 2021, 21h48 | Última atualização em Sexta, 08 de Outubro de 2021, 22h00 | Acessos: 1049

 

Rebecca Pontes Salles recebeu o prêmio de Melhor Dissertação de Mestrado no 4º Concurso de Teses e Dissertações em Banco de Dados do 36º Simpósio Brasileiro de Banco de Dados (SBBD 2021).  O trabalho de Rebecca tem como título “Benchmarking Nonstationary Time Series Prediction” e foi desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPCIC) do Cefet/RJ. O SBBD foi realizado on-line entre os dias 4 e 8 de outubro.

A estudante foi orientada por Eduardo Ogasawara e coorientada por Pedro Gonzales, ambos docentes da instituição. De acordo com Ogasawara, a estudante é um exemplo concreto de verticalização do ensino, tendo feito o ensino médio/técnico, a graduação e a pós-graduação no Cefet/RJ. Rebeca também foi a primeira aluna da instituição a receber o Summa cum laude, o mais alto nível de excelência acadêmica pelo desempenho no bacharelado em Ciências da Computação.

Além de ter publicado diversos artigos e de ter disponibilizado artefatos computacionais para análise de séries temporais como TSPred e Harbinger, a jovem permanece no Cefet/RJ e atualmente é aluna do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas (PPPRO).

Sobre a concurso

O Concurso de Teses e Dissertações em Banco de Dados (CTDBD) do Simpósio Brasileiro de Banco de Dados (SBBD) teve como objetivos selecionar e premiar as melhores teses de doutorado e dissertações de mestrado em Banco de Dados do país, que tenham sido concluídas, defendidas e aprovadas no período de 1º de janeiro de 2019 a 31 de dezembro de 2020.

As teses e dissertações são avaliadas de acordo com os resultados científicos e tecnológicos gerados pelo trabalho, assim como pelo seu potencial de impacto na sociedade e no estado da arte em Banco de Dados. O trabalho de Rebecca foi selecionado entre os três finalistas, juntamente com as dissertações de Larissa Shimomura, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), e de Washington Cunha, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Assista à apresentação da dissertação de Rebecca Salles (a partir de 1h03min50s).

Saiba mais sobre o SBBD 2021.

registrado em:
Fim do conteúdo da página