Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > DIREX divulga Desafio TACK 4 com Innovation Camp para alunos do ensino médio
Início do conteúdo da página

DIREX divulga Desafio TACK 4 com Innovation Camp para alunos do ensino médio

Publicado: Quarta, 20 de Outubro de 2021, 18h13 | Última atualização em Quarta, 24 de Novembro de 2021, 14h59 | Acessos: 456

Em sua quarta edição, o Desafio TACK 4 reúne escolas, alunos e mentores voluntários em busca de uma solução para a problemática apresentada, acontecendo em forma de competição com a aplicação do Programa Innovation Camp, da Junior Achievement, que tem o objetivo de que estudantes, organizados em equipes, possam encontrar ideias inovadoras. Os alunos trabalham em grupos para desenvolver soluções para um desafio proposto, utilizando ferramentas de design thinking.

As escolas contatadas deverão inscrever 15 alunos, todos cursando o nível médio, formando três equipes com cinco alunos em cada para participarem do desafio. É importante que eles estejam completamente de acordo e participando por livre e espontânea vontade. O programa será realizado inteiramente de forma on-line, com uma fase eliminatória e a grande final.

A ação será realizada nos dias 26, 27 e 28 de outubro, entre 15h e 18h. Antes disso, haverá uma reunião, na quinta-feira (21/10), das 16h às 17h, pelo Google Meet. A reunião será com o representante do Cefet/RJ no evento e com o representante da organização social Junior Achievement, responsável pela realização do evento. As inscrições serão realizadas por formulário on-line que será disponibilizado durante essa reunião. Se houver mais de três equipes inscritas, será realizado um sorteio on-line às 18h do dia 22/10.

Clique aqui para assistir à reunião.

O responsável pelas inscrições será o coordenador da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Solidários Sustentáveis (ITESS), e eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

O Desafio TACK 4 é uma excelente oportunidade para os alunos olharem o mundo de outra forma, não só como parte dele, mas também como portadores de resolução para os problemas que vemos no dia a dia. Diversos alunos que já passaram pelo Desafio TACK sentiram o quanto essa experiência foi transformadora e de enorme aprendizado.

Após uma contextualização inicial do problema, os mentores conduzem as etapas de imersão, ideação e prototipação de suas soluções. Ao final, os alunos as apresentam para um júri, que avalia a melhor proposta de acordo com os critérios estabelecidos. A segunda etapa, com a equipe vencedora do Cefet/RJ e as demais equipes vencedoras das escolas do estado do Rio de Janeiro, acontecerá em novembro de 2021.

A equipe vencedora ganhará como prêmio a participação na Brazil Conference at Harvard & MIT, em abril de 2022.

Sobre o Desafio TACK

Trata-se de um desafio cultural empreendedor para jovens do ensino médio de escolas públicas. O Desafio TACK é baseado na metodologia do Programa Innovation Camp, da ONG Junior Achievement (maior organização de empreendedorismo jovem do mundo). O programa tem duração de oito horas e é realizado em um único dia. O objetivo é que as equipes de alunos possam encontrar soluções inovadoras utilizando a tecnologia.

registrado em:
Fim do conteúdo da página