Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Trabalhos de alunos do Cefet/RJ são apresentados em feira internacional de bioeconomia
Início do conteúdo da página

Trabalhos de alunos do Cefet/RJ são apresentados em feira internacional de bioeconomia

Publicado: Terça, 30 de Novembro de 2021, 17h31 | Última atualização em Terça, 30 de Novembro de 2021, 19h19 | Acessos: 480

Entre os dias 25 e 27 de novembro, o Projeto Grupo Robótica Maracanã (PGRM), projeto de extensão do Cefet/RJ Unidade Maracanã, participou do Green Rio 2021 – evento de prestígio internacional que discute temas de economia verde da América Latina e da Amazônia. A iniciativa foi realizada em formato híbrido, com estandes montados na Marina da Glória, na zona sul do Rio de Janeiro, e transmissão on-line das atividades.

O PGRM marcou presença no evento com dois trabalhos. O aluno André Vasconcelos, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPCIC), apresentou o "Cont3nt3 – Container Inteligente", um dispositivo de baixo custo que verifica se um alimento está em condição de consumo, em quanto tempo ainda poderá ser consumido e qual a melhor forma de descarte. Já Raphael Mello, do bacharelado em Ciência da Computação, apresentou um dispositivo robótico que identifica um alimento e informa a pegada de carbono (Footprint) e o consumo de água para sua produção. O trabalho tem o objetivo de despertar a consciência, em crianças e adolescentes, sobre o combate ao desperdício.

A iniciativa é associada ao SELEA21 (Sense and Learning) que é um projeto internacional patrocinado pela Universidade de Copenhague, que envolve Brasil, China e Dinamarca e visa conscientizar jovens sobre nutrição inteligente e combate ao desperdício. Segundo o professor João Quadros, coordenador do PGRM, os trabalhos apresentados são ligados ao item 12.3 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), cuja missão é reduzir mundialmente pela metade, até 2030, o desperdício de alimentos per capita, em nível de varejo e do consumidor.

– Nossos trabalhos foram muito elogiados e requisitados para demonstrações. Destaco o empenho dos nossos alunos, que foram os mestres de cerimônia do estande do SELEA21 e dos seus projetos – destacou o docente.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página