Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Cefet/RJ participa, pela primeira vez, do Ranking Mundial de Sustentabilidade
Início do conteúdo da página

Cefet/RJ participa, pela primeira vez, do Ranking Mundial de Sustentabilidade

Publicado: Terça, 25 de Janeiro de 2022, 17h17 | Última atualização em Terça, 25 de Janeiro de 2022, 17h35 | Acessos: 1243

No dia 14 de dezembro, foi publicado o resultado do 2021 UI GreenMetric World University Rankings, uma espécie de ranking de sustentabilidade entre instituições de ensino superior no mundo que apresenta os índices mundiais de sustentabilidade, os quais mensuram o empenho da instituição no desenvolvimento de ações e práticas voltadas à sustentabilidade. Recentemente, o Cefet/RJ recebeu o certificado por essa conquista.

Apesar de o índice existir desde o ano de 2010, esta foi a primeira vez que o Cefet/RJ participou. Das 956 instituições de ensino superior avaliadas, a instituição ficou na posição 646 em nível mundial e em 31º lugar entre as instituições brasileiras. No estado do Rio de Janeiro, estiveram presentes, além do Cefet/RJ, a Universidade Federal Fluminense e a Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio).

Conforme a professora Aline Trigo, chefe da Divisão de Estratégia para Sustentabilidade Ambiental Institucional, vinculada à Diretoria de Gestão Estratégica (DISAI/ DIGES), para que o Cefet/RJ atendesse às informações e dados solicitados para o índice, foi necessário realizar um trabalho coletivo intenso durante três meses, desempenhado pela DISAI e pelos servidores do Comitê de Sustentabilidade Ambiental Institucional (COSAI) e das Comissões de Coleta Seletiva Solidária das Uneds da instituição.

– Essa participação no índice só se tornou possível graças à comunidade acadêmica, que avançou no desenvolvimento e atuação em diversas práticas e atividades sustentáveis relacionadas ao ensino, pesquisa, extensão e gestão do Cefet/RJ, promovendo a discussão sobre sustentabilidade dentro e fora da instituição. Em 2022, participaremos novamente e nos esforçaremos para melhorar no ranking. Foi uma grande conquista internacional! Que venham mais desafios – projeta a docente.

Sobre o ranking

O UI GreenMetric World University Ranking é uma iniciativa da Universitas Indonesia (UI) criada em 2010 para medir os esforços de sustentabilidade dos campi universitários. Na primeira edição, participaram 95 universidades de 35 países, e, em 2021, esse número subiu para quase mil instituições de ensino superior de mais de 84 países.

O objetivo desse índice é ser uma ferramenta de autoavaliação da sustentabilidade para instituições de ensino superior, contribuir para discursos acadêmicos sobre sustentabilidade na educação dos campi e informar a comunidade acadêmica, governos, agências ambientais internacionais e locais e a sociedade sobre programas e projetos de sustentabilidade.

Este ano, o tema do ranking foi “Universidades, UI GreenMetric e ODS na época da pandemia”. Foram avaliadas seis categorias: Infraestrutura e Ambiente; Energia; Resíduos; Água; Transporte e Educação; e Pesquisa. Confira a pontuação do Cefet/RJ em cada uma das categorias (em inglês).

registrado em:
Fim do conteúdo da página