Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Docentes do Cefet/RJ participam de projeto contemplado em edital da FAPERJ
Início do conteúdo da página

Docentes do Cefet/RJ participam de projeto contemplado em edital da FAPERJ

Publicado: Sexta, 17 de Dezembro de 2021, 18h46 | Última atualização em Segunda, 20 de Dezembro de 2021, 11h54 | Acessos: 558

A FAPERJ divulgou, nessa quinta-feira (16), a relação dos projetos contemplados no Programa de Apoio a Projetos Temáticos no Estado do Rio de Janeiro. O projeto intitulado "A reestruturação da indústria de petróleo e gás natural nas regiões produtoras e as transformações na economia e no território fluminense" conta com dois pesquisadores do Cefet/RJ: os professores Marta Ferreira e Heitor Mendes. O projeto é coordenado por Leandro Santos, docente da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Os professores do Cefet/RJ que participam do projeto integram o Grupo de Pesquisa Cooperação Tecnológica, Inovação e Desenvolvimento (CTID – Cefet/RJ) e o Observatório Socioeconômico dos Municípios Produtores de Petróleo do Estado do Rio de Janeiro (OBPETRO), iniciativa sob a coordenação do professor Romeu e Silva Neto, do Instituto Federal Fluminense (IFF). No Cefet/RJ, Marta Ferreira integra o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos (PPDSP) e o professor Heitor Mendes é vinculado ao Departamento de Ensino Médio e Técnico (DEMET/COMEC).

Sobre o programa

Conforme informações da FAPERJ, o Programa de Apoio a Projetos Temáticos no Estado do Rio de Janeiro tem por objetivo estimular a realização de projetos de pesquisa audaciosos, inovadores e originais em áreas temáticas de fronteira, capazes de promover resultados científicos e tecnológicos relevantes e de alto impacto.

Ao todo, foram selecionados 142 projetos. Inicialmente, a previsão de financiamento do edital da FAPERJ era de até R$ 50 milhões, mas, frente à alta demanda qualificada de submissão de propostas, os recursos destinados ao financiamento dos projetos foi ampliando, chegando à marca de R$ 74,99 milhões em investimentos na pesquisa fluminense. Esse foi o maior orçamento já destinado a essa modalidade de auxílio.

Para saber a relação de projetos e docentes contemplados no edital, acesse o site da FAPERJ.

registrado em:
Fim do conteúdo da página