Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Equipe formada por meninas é campeã da edição 2021 do Expin48
Início do conteúdo da página

Equipe formada por meninas é campeã da edição 2021 do Expin48

Publicado: Quinta, 23 de Dezembro de 2021, 19h56 | Última atualização em Segunda, 19 de Dezembro de 2022, 19h15 | Acessos: 810

A equipe EconoPower, composta por quatro alunas do ensino médio/técnico e uma estudante da graduação, foi a vencedora da edição 2021 do Expin48 – evento do Cefet/RJ que promove a experiência em inovação de projetos. As meninas campeãs escolheram o tema “Sustentabilidade em pequenas e médias empresas” e propuseram um sistema de controle de energia de baixo custo, baseado em Arduino, para conduzir a rede de aparelhos de ar-condicionado em pequenas e médias empresas, visando à redução do consumo de energia.

O projeto foi desenvolvido pelas estudantes Bruna Knupp de Freitas Bello, do curso superior de tecnologia em Gestão de Turismo da Uned Nova Friburgo; e pelas alunas dos cursos técnicos de nível médio Caroline Dantas de Medeiros e Gabriela Medeiros Moraes de Carvalho (Edificações); Juliana Fernandes dos Santos (Segurança do Trabalho) e Yaisa Maria de Jesus Figueirêdo (Eletrotécnica), todas da Unidade Maracanã. A primeira fase da competição foi disputada on-line, entre os dias 10 e 12 de dezembro, e reuniu 40 estudantes, divididos em nove equipes. O resultado foi divulgado em 18 de dezembro, após a apresentação dos trabalhos dos seis times finalistas.

De acordo com o professor Pedro Manuel Pacheco, um dos coordenadores do Expin48, a Comissão Organizadora avaliou que o evento atingiu plenamente as metas propostas. “As equipes conseguiram produzir projetos consistentes e inovadores voltados a ajudar na solução de diversos problemas da sociedade, no curtíssimo período de 48 horas. O evento proporcionou uma forte integração entre estudantes de diversos níveis de ensino, áreas do conhecimento e de diferentes Uneds”, conta Pacheco.

 

Confira os vencedores do Expin48 em todas as categorias:

CATEGORIA

EQUIPE

Equipe vencedora do Expin48 2021 ECONOPOWER
Qualidade técnica do projeto ECONOPOWER
Viabilidade do projeto DESCEK
Inovação do projeto SMART CARE
Apresentação PANMANIA
Escolha do público VITALIZA

 

Sobre o Expin48

O evento, que já está em sua 3ª edição, é uma iniciativa inovadora realizada pelo Cefet/RJ e envolve equipes compostas por estudantes de educação profissional técnica de nível médio e do ensino superior (graduação e pós-graduação). A proposta da competição é desenvolver, de modo colaborativo, soluções tecnológicas para a sociedade em um período de 48 horas. São elementos-chave na disputa valores como inovação, criatividade, trabalho colaborativo, conhecimento multidisciplinar e viabilidade técnica.

A transmissão do encerramento do Expin48 e os vídeos produzidos por cada equipe participante estão disponíveis para visualização no canal do evento no YouTube.

Acesse o site oficial da competição e saiba mais informações.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página