Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Cefet/RJ firma acordo internacional que beneficiará alunos da pós-graduação
Início do conteúdo da página

Cefet/RJ firma acordo internacional que beneficiará alunos da pós-graduação

Publicado: Terça, 15 de Março de 2022, 18h58 | Última atualização em Terça, 15 de Março de 2022, 19h06 | Acessos: 1012

Em cerimônia realizada nesta segunda-feira (14), no Gabinete da Direção-Geral, o Cefet/RJ assinou um acordo com o Instituto Politécnico de Portalegre (IPPortalegre), de Portugal, que permitirá a cotutela a alunos da pós-graduação. Por meio da parceria, estudantes do Cefet/RJ e do IPPortalegre poderão realizar disciplinas e desenvolver a dissertação de mestrado sob a orientação de docentes vinculados às duas instituições, além de terem direito ao duplo diploma. Participaram do encontro o diretor-geral do Cefet/RJ, Mauricio Motta, o presidente do IPPortalegre, Luís Loures, além de outros representantes das instituições.

Maurício Motta (à esq.) e Luís Loures (à dir.) assinam acordo de cotutela entre Cefet/RJ e IPPortalegre.

Inicialmente, o acordo de cotutela irá abranger dois cursos de mestrado: Engenharia de Produção e Sistemas (do Cefet/RJ) e Tecnologias de Valorização Ambiental e Produção de Energia (do IPPortalegre). A seleção dos alunos contemplados será feita por meio de editais internos, ainda sem previsão de lançamento. Esse é o segundo acordo de cotutela em nível de mestrado. Anteriormente, o Cefet/RJ já havia firmado parceria semelhante com o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) para o curso de pós-graduação em Ciência da Computação.

O diretor-geral do Cefet/RJ, Mauricio Motta, destacou, em seu discurso, que a iniciativa agrega valor à formação do aluno como profissional, mas também como cidadão. Ele ressaltou a importância de estudantes de cursos mais pragmáticos como a engenharia usufruírem da troca de experiências internacionais, para, além da questão técnica, expandirem o desenvolvimento humano. Já o presidente do IPPortalegre, Luís Loures, agradeceu a hospitalidade e valorizou a criação dessa oportunidade para que estudantes de todas as classes sociais possam desfrutar da experiência de intercâmbio cultural.

Conforme o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação do Cefet/RJ, Ronney Boloy, a cotutela foi regulamentada e homologada em resoluções do Cefet/RJ publicadas no ano passado e vai aprofundar o processo de internacionalização da instituição, como disposto no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2020-2024). “Além de garantir a mobilidade de professores e alunos, esse acordo irá contribuir para preparação dos nossos alunos na atuação global”, explicou o diretor.

Sobre o IPPortalegre

O Instituto Politécnico de Portalegre é uma instituição pública de ensino superior que integra quatro escolas: a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) e a Escola Superior de Saúde (ESS), em Portalegre, além da Escola Superior Agrária de Elvas (ESAE). A instituição está situada no coração do Alto Alentejo, na cidade de Portalegre, que tem cerca de 20 mil habitantes.

Para saber mais detalhes da instituição, acesse o site oficial do IPPortalegre.

registrado em:
Fim do conteúdo da página