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Cefet/RJ adere à Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa – MCTI

Publicado: Sexta, 20 de Maio de 2022, 15h09 | Última atualização em Sexta, 20 de Maio de 2022, 15h09 | Acessos: 92

A Direção-Geral do Cefet/RJ (DIREG), por meio da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIPPG), realizou adesão à Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa – MCTI (PNIPE), que tem por objetivo mapear e reunir, de maneira sistemática, informações sobre a infraestrutura de pesquisa nas Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) no país, possibilitando o acesso da comunidade científica/tecnológica e de empresas às instalações laboratoriais e aos equipamentos de pesquisa existentes e promovendo seu uso compartilhado. A referida plataforma possui 257 instituições, 2.365 laboratórios e 12.203 equipamentos.

O cadastro de laboratórios e equipamentos, feito pelos responsáveis e/ou coordenador(es), deverá seguir o fluxo descrito a seguir.

  1. O responsável pelo laboratório deverá realizar o cadastro na plataforma por meio do endereço https://pnipe.mctic.gov.br/register/user.
  2. Tendo realizado seu cadastro e acessado a plataforma, deve-se então realizar a solicitação de vínculo do laboratório sob sua responsabilidade junto à instituição de origem (opção “Solicitar Inclusão de Laboratório”, localizada no menu na lateral esquerda da área interna).
  3. Realizada a solicitação de vínculo do laboratório, o representante (diretor de Pesquisa e Pós-Graduação) da instituição deverá realizar a análise da solicitação. É oportuno destacar que ele receberá um e-mail informando a solicitação de vínculo do laboratório à instituição sob sua responsabilidade e que um alerta, identificado pelo ícone de sino no canto superior direito da área interna, também poderá ser acessado para verificação dos pedidos de vínculos ainda pendentes.
  4. Se aprovada a solicitação, o responsável pelo laboratório poderá, então, completar o cadastro dos dados do laboratório, bem como realizar o cadastro dos equipamentos constantes no laboratório em questão.
  5. Finalizado o cadastro e publicado o laboratório, tanto este quanto seus equipamentos estarão disponíveis para consulta na área pública da plataforma.

Observações importantes:

  1. Caso a instituição ainda não tenha informado ao MCTI seus dados básicos para cadastro (CNPJ, sigla e nome), bem como os dados dos seus representantes legais (nome completo e e-mail), não será possível realizar o vínculo do laboratório.
  2. Tanto no cadastro dos laboratórios quanto nos dos equipamentos, não é permitida a utilização de caracteres especiais, tais como }{|:"?/˜!@#$%ˆ&*()_
  3. Dúvidas relacionadas ao ingresso na iniciativa poderão ser sanadas por meio da página “Cadastro”, localizada na página inicial da plataforma, ou pelo endereço https://pnipe.mctic.gov.br/register.
  4. Dúvidas ou problemas técnicos relacionados à plataforma devem ser reportados pelo “Fale Conosco”, acessível por meio da opção “Suporte > Fale Conosco”, localizada na página inicial da plataforma, ou pelo endereço https://pnipe.mctic.gov.br/suport/contact-us.

Caberá ao representante institucional, indicado pelo dirigente máximo de sua instituição, homologar os dados do responsável e do laboratório.

Recomenda-se contato com a Direção-Geral (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.) ou com a Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.) para verificar a homologação do laboratório. 

Publicação dos laboratórios 

A publicação dos laboratórios é de responsabilidade do responsável pelo laboratório ou de outros membros que tenham sido convidados a coordená-lo.

Para que um laboratório seja publicado, é necessário que o responsável siga os passos indicados a seguir.

  1. Faça o login no sistema: https://pnipe.mctic.gov.br/, e clique na opção “Acesso”, localizada no canto superior direito.
  2. Em seguida, acesse a opção “Laboratório”, localizada no menu lateral (lado esquerdo da área interna).
  3. Na lista que será apresentada, localize o laboratório que deseja publicar.
  4. Na linha do laboratório listado, será exibido um ícone com três pontos. Clique no ícone para que possa encontrar a opção “Editar” e clique nela.
  5. Na tela “Editar”, para que se possa publicar o laboratório, é obrigatório:
  • cadastrar ao menos uma foto para o laboratório – carrossel localizado no topo da página;
  • possuir ao menos um equipamento ativo cadastrado.
  1. Tendo esses critérios atendidos, pode-se seguir para o próximo passo.
  2. Na parte inferior dessa tela, encontra-se o botão “Publicar”. Clique nessa opção para que seu laboratório seja publicado e passe a ser visível na área externa.

 

 

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