Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Aluna de graduação do Cefet/RJ tem artigo publicado em revista de impacto internacional
Início do conteúdo da página

Aluna de graduação do Cefet/RJ tem artigo publicado em revista de impacto internacional

Publicado: Segunda, 23 de Maio de 2022, 22h33 | Última atualização em Segunda, 23 de Maio de 2022, 22h33 | Acessos: 665

Danielle Rodrigues de Moraes, estudante do 10º semestre do curso de Engenharia Ambiental da Unidade Maracanã, teve seu artigo sobre eletromobilidade publicado na International Journal of Hydrogen Energy (Revista Internacional de Energia de Hidrogênio, em português). A revista tem alto fator de impacto (5,82) e consta nas bases de dados da Scopus e Web of Science, que congregam artigos de publicações conceituadas em todo o mundo. O texto foi escrito em coautoria com Laene Soares, estudante de doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas do Cefet/RJ, com o docente que orientou Danielle neste trabalho e com um pesquisador espanhol.  

De acordo com a autora, o artigo descreve a avaliação do ciclo de vida do Veículo Elétrico a Célula a Combustível de Reforma Interna Direta (DIR-FCEV, na sigla em inglês) para os contextos brasileiro e espanhol. Essa tecnologia de veículo, recentemente proposta, produz hidrogênio a bordo por meio de recuperação de calor, enquanto a Célula a Combustível de Óxido Sólido (SOFC, na sigla em inglês) e a turbina a gás fornecem eletricidade ao motor elétrico com alta eficiência geral.

– Utilizando a distância de 1 km percorrido por um veículo leve como unidade funcional, os resultados indicam que, independentemente do combustível, o DIR-FCEV obteve melhor desempenho do que o veículo com motor de combustão interna abastecido com gasolina comercial, em ambas as categorias. Assim, espera-se obter indicadores ambientais para estimular o uso de biocombustíveis de forma sinérgica com o avanço da eletromobilidade no Brasil e na Espanha –, explicou a estudante.

Esse não foi o primeiro artigo de Danielle que obteve relevância fora do país. De janeiro de 2021 para cá, pelo menos outros cinco textos seus foram publicados em revistas internacionais. A aluna foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) entre os anos de 2019 e 2020 e, para o futuro, planeja ser aprovada em processo seletivo de mestrado e continuar na pesquisa acadêmica. Segundo ela, o objetivo é aprofundar temas como bioenergia, sustentabilidade e eficiência energética.

Leia o artigo DIR-FCEV powered by different fuels – Part I: Well-to-wheel analysis for the Brazilian and Spanish contexts.

registrado em:
Fim do conteúdo da página