Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Cefet/RJ adquire licença do programa MATLAB para utilização de todas as unidades
Início do conteúdo da página

Cefet/RJ adquire licença do programa MATLAB para utilização de todas as unidades

Publicado: Quinta, 26 de Maio de 2022, 15h16 | Última atualização em Quinta, 26 de Maio de 2022, 15h16 | Acessos: 691

A Direção-Geral, a Diretoria de Ensino e o Departamento de Ensino Superior (DIREG/DIREN/DEPES) do Cefet/RJ informam que oficializaram a aquisição e uso da nova licença do software MATLAB. Trata-se de uma plataforma de programação e computação numérica usada para analisar dados, desenvolver algoritmos e criar modelos, podendo ser utilizada nos mais variados meios, como todas as Engenharias, Matemática, Ciências, Biologia, Estatística, Medicina, Educação Física, Física, Química, Indústria 4.0 etc.  A aquisição foi feita de forma sistêmica para a utilização de toda a comunidade do Cefet/RJ, em uma ação conjunta de professores usuários de diferentes unidades, com o apoio do DEPES, da DIREN e da DIREG, que realizaram a compra de licenças de importantes softwares para as áreas tecnológicas atendidas pela instituição. 

O MATLAB Campus-Wide License permite o acesso à versão mais atual e às toolboxes do software para todos os membros da instituição, sejam eles discentes, servidores (docentes e técnico-administrativos) e visitantes oficiais. O acesso irrestrito pode ser feito em todos os computadores das unidades – nos laboratórios ou em outros espaços disponíveis para alunos –, o que permite o uso em atividades de ensino como apoio em diversas disciplinas da graduação, do ensino técnico e do ensino médio, além de fornecer melhores condições de pesquisa para toda a comunidade. Mas o que talvez seja sua principal vantagem e o que confere maior relevância à conquista é que a licença adquirida permite a inclusão digital no ambiente acadêmico e científico, uma vez que todos poderão acessar a ferramenta a partir de uma instalação local em computador pessoal ou laptop, a partir do próprio navegador rodando em nuvem, ou ainda a partir do smartphone ou tablet, pelo aplicativo para Android ou iOS, dentro e fora do Cefet/RJ. 

Além do MATLAB, foi adquirido também o software ANSYS (definição do Ansys). Essas duas ferramentas são bastante importantes para a formação dos alunos, pois oferecem as melhores condições para seu desenvolvimento acadêmico e tecnológico. Tais aquisições possibilitam que os alunos do Cefet/RJ sejam elevados ao mesmo nível de estudantes das principais instituições de ensino do mundo. O ANSYS encontra-se em fase de configuração e estará disponível em breve. 

Estes programas compõem o conceito denominado Laboratórios Virtuais, que vem sendo desenvolvido desde 2018. Os Laboratórios Virtuais são um conjunto de ferramentas de software e hardware que permite acessibilidade, escalabilidade, inclusão digital e a extrapolação dos limites dos laboratórios físicos e salas de aula tradicionais. Desse modo, os saberes, a prática do ensino, a pesquisa e a extensão podem acompanhar o aluno para além da instituição, podendo ser acessados em qualquer tempo e lugar. 

Essas iniciativas têm como objetivo integrar ainda mais o Cefet/RJ, democratizando o conhecimento, permitindo que a tecnologia e os saberes possam ser acessados por todos, eliminando as distâncias físicas que existem entre as unidades e fortalecendo cada vez mais a ideia de uma instituição única, um Cefet/RJ para todos.

registrado em:
Fim do conteúdo da página