Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Comissão informa sobre início do funcionamento do sistema de processo eletrônico
Início do conteúdo da página

Comissão informa sobre início do funcionamento do sistema de processo eletrônico

Publicado: Terça, 02 de Agosto de 2022, 19h45 | Última atualização em Terça, 02 de Agosto de 2022, 20h15 | Acessos: 1440

A Comissão de Implantação do Processo Eletrônico informa que, amanhã (3), o Cefet/RJ iniciará a produção e a tramitação de seus processos administrativos em meio eletrônico através do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP). Dessa maneira, a instituição atenderá ao Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015, e às boas práticas de modernização de suas atividades, transparência, gestão e governança.

No intuito de promover essa transição da forma mais pacífica possível, a comissão se dirige à comunidade, mais uma vez, e elenca alguns pontos importantes neste primeiro momento.

  • O endereço para acesso ao SUAP é: https://suap.cefet-rj.br.
  • O “SUAP devs”, que é um ambiente de teste onde o usuário pode treinar as funcionalidades do sistema sem risco de produzir documentos e/ou processos oficiais, continuará disponível aos usuários. O endereço desse ambiente é: https://suapdevs.cefet-rj.br.
  • Para acessar ambos os ambientes, o usuário deverá utilizar o mesmo login e senha do Registro Cefet.
  • Está disponível, no site do Cefet/RJ, uma página que centraliza informações sobre o SUAP na instituição. Essa página possui documentos como o manual para utilização do sistema, o regulamento do SUAP no Cefet/RJ e formulários, além de vídeos tutoriais e um FAQ. Há previsão também para disponibilização de outros manuais e instruções normativas, entre outros. A página pode ser acessada através do endereço: https://www.cefet-rj.br/suap.
  • Processos administrativos de cunho pessoal passarão a ser abertos pelo próprio servidor requisitante através da função “Requisições”. Para saber como, veja os vídeos tutoriais “Como criar um documento pessoal no SUAP” e “Como criar um requerimento no SUAP”, disponíveis na página do SUAP no site do Cefet/RJ.
  • A abertura de processos administrativos que não sejam referentes a requisições pessoais será feita pelas unidades administrativas demandantes (pelos servidores que receberem autorização da chefia para executar essa atividade no sistema), deixando de ser uma responsabilidade exclusiva do setor de protocolo.
  • Sobre a modelagem e a padronização dos tipos de processos no SUAP, destacam-se os aspectos relacionados a seguir.
    • As tipologias processuais foram cadastradas conforme as atividades e funções desenvolvidas pelo Cefet/RJ e que se constituem como processo administrativo, levando em consideração as que foram sinalizadas e os prazos de guarda da documentação, prescritos em lei, conforme a tabela de temporalidade e destinação de documentos relativos às atividades-meio e atividades-fim do Poder Executivo Federal.
    • Para facilitar a compreensão e a busca dos usuários, as tipologias processuais são precedidas de prefixos, aproximando-as de suas atividades. Exemplo: Gestão de Pessoas: Abono Permanência.
    • Para a inclusão de novas tipologias processuais ainda não cadastradas no SUAP, é necessário fazer uma solicitação por meio de Sistema de Chamados, sempre anexando o “Formulário de Inclusão de Tipos de Processos no SUAP”, disponível na página do SUAP no site do Cefet/RJ.
  • Para a inclusão de novos modelos de documentos ainda não cadastrados no SUAP, deverá ser feita a solicitação por meio do Sistema de Chamados, sempre anexando o “Formulário de Inclusão de Documentos no SUAP”, disponível na página do SUAP no site do Cefet/RJ.

Sempre que houver dúvidas sobre a utilização do sistema, o usuário poderá recorrer às ferramentas disponíveis na página do SUAP no site do Cefet/RJ. Além desses materiais, elaborados com o intuito de dirimir dúvidas, o usuário poderá enviar questionamentos através do Sistema de Chamados ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página