Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Galeria Cubo de Vidro estreia exposição que valoriza o trabalho de artistas negras
Início do conteúdo da página

Galeria Cubo de Vidro estreia exposição que valoriza o trabalho de artistas negras

Publicado: Quinta, 11 de Agosto de 2022, 15h18 | Última atualização em Quinta, 11 de Agosto de 2022, 15h25 | Acessos: 139

Com a proposta de ampliar a pluralidade nas artes visuais, a galeria Cubo de Vidro, do Cefet/RJ Unidade Maracanã, deu início à exposição "Entre Poéticas e Diversidades", do Coletivo de Artistas Pretas InCorporações. A cerimônia de inauguração foi realizada nesta quarta-feira (10) e teve a presença de alunos, servidores e convidados. A exposição estará aberta à visitação até o dia 29 de outubro.

De acordo com a curadora da iniciativa, Andreia Mendes, e com as artistas responsáveis pelas obras, as mulheres negras ocupam o doloroso último lugar nas artes, não por falta de qualidade técnica, criatividade ou conceito, mas pela invisibilidade imposta pelo racismo e pelo sexismo. Dessa forma, o objetivo do coletivo é aumentar o índice de apresentação de trabalhos individuais de artistas negras, além de romper as barreiras da invisibilidade, promover representatividade para todos os públicos, em especial o periférico e os afroindígenas.

Ao todo, 13 artistas produziram as mais de 40 obras exibidas na galeria. Entretanto, a proposta é ir além da exposição e transformar a experiência em ocupação. Durante os três meses, as artistas irão se revezar em ações que vão desde performances e ateliês abertos, até a realização de rodas de conversa com intuito de estimular debates acerca dos temas propostos e promover um ambiente em que as pessoas entrem e se sintam em casa.

Sobre o Coletivo Pretas InCorporações

Fundado em 2017, na cidade de Campinas, o coletivo é formado por artistas visuais pretas do Nordeste e Sudeste do Brasil. Em pouco mais de 5 anos de existência, o grupo busca contribuir com debates atuais sobre a arte contemporânea e a necessária ocupação dos espaços, além de desenvolver referenciais teóricos e artísticos através das suas pesquisas no campo acadêmico, compromissadas com a produção antirracista nas artes.

Mais informações sobre o agendamento de visitas guiadas podem ser solicitadas pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Conheça algumas das obras expostas na galeria.

  

Obras das artistas Brenda Nicole (à esquerda) e Jéssica Paulino (à direita)

 

Obras das artistas Maria Vieira (à esquerda) e Thayara Magalhães (à direita)

registrado em:
Fim do conteúdo da página