Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu do Cefet/RJ recebem avaliação da CAPES
Início do conteúdo da página

Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu do Cefet/RJ recebem avaliação da CAPES

Publicado: Sexta, 16 de Setembro de 2022, 17h33 | Última atualização em Sexta, 16 de Setembro de 2022, 18h47 | Acessos: 594

A Direção-Geral do Cefet/RJ, por meio da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIPPG), divulgou, nesta quinta-feira (15), uma nota sobre os resultados preliminares dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da instituição na avaliação quadrienal (2017-2020) da CAPES.

De acordo com o resultado, 44% dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu do Cefet/RJ aumentaram suas notas, com destaque para o Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação (PPCTE), que obteve conceito 6 na avaliação, considerado de excelência acadêmica. A nota alcançada foi a maior obtida por um programa da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Confira, abaixo, a nota da Direção-Geral na íntegra.

 

A Direção-Geral, por meio da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação, considerando o Ofício Circular nº 51/2022-DAV/CAPES, de 12 de outubro de 2022, que trata sobre o acordo entre CAPES e Ministério Público homologado pela Justiça Federal, torna público os resultados dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (PPGSS) do Cefet/RJ na Avaliação Quadrienal da CAPES (2017-2020). Os resultados são preliminares, cabendo pedido de reconsideração das notas à respectiva área de avaliação e, eventualmente, recurso ao Conselho Técnico-Científico (CTC-ES) da CAPES.

A Avaliação Quadrienal faz parte do Sistema de Avaliação desenvolvido pela CAPES, avalia a qualidade e Permanência dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (PPGSS) do país em 49 áreas de avaliação.

Neste processo, são atribuídas notas desde 1 até 7, conforme conceitos (Muito Bom, Bom, Regular, Fraco, Insuficiente ou Não Aplicável) atribuídos nos quesitos, a saber: programa, formação e impacto na sociedade.

O Cefet/RJ possui 9 Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, 44% aumentaram suas notas. O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência, Tecnologia e Educação (PPCTE) obteve nota 6, considerado de excelência acadêmica, sendo a maior nota obtida por um PPGSS da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT); o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Filosofia e Ensino (PPFEN) e o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Relações Étnico-Raciais alcançaram nota 4 e o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos obteve nota 3 na sua primeira avaliação. Por fim, para conferência da evolução das notas alcançadas pelos PPGSS do Cefet/RJ, consulte o gráfico abaixo:

Portanto, na luz dos resultados preliminares alcançados na Avaliação Quadrienal dos PPGSS realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Cefet/RJ comemora e agradece todas as contribuições da comunidade tornando possível uma pós-graduação de excelência acadêmica.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página