Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Uneds Petrópolis e Nova Friburgo: seleção para bolsas Pibid e Residência Pedagógica
Início do conteúdo da página

Uneds Petrópolis e Nova Friburgo: seleção para bolsas Pibid e Residência Pedagógica

Publicado: Terça, 20 de Setembro de 2022, 20h36 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2022, 21h43 | Acessos: 861

 

Estão abertas, até o dia 3 de outubro, as inscrições para bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e do Programa de Residência Pedagógica do Cefet/RJ. Os processos seletivos são voltados para alunos das licenciaturas em Física e em Matemática da Uned Petrópolis e do curso de licenciatura em Física da Uned Nova Friburgo. Saiba mais sobre cada programa abaixo.

 

Pibid

Executado no âmbito da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o programa busca fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de professores em nível superior e para a melhoria de qualidade da educação básica pública brasileira. 

Para se candidatar, é necessário estar regularmente matriculado na primeira metade dos cursos de licenciatura (nas Uneds Petrópolis ou Nova Friburgo), o que significa que o aluno não pode ter concluído mais de 60% da carga horária regimental do curso. O candidato deve preencher o formulário de inscrição até 03/10 e anexar seu histórico escolar e seu currículo da Plataforma CAPES.  

O processo seletivo, de caráter eliminatório e classificatório, consta de análise do histórico escolar, do currículo, da disponibilidade de horários, de acordo com o funcionamento do particular subprojeto e de entrevista. Todas as etapas serão realizadas remotamente, conforme orientações indicadas no edital de seleção.

Ao todo, são ofertadas 24 bolsas no valor mensal de R$ 400,00, com duração de 18 meses a contar da implementação. 

Confira o edital para aluno bolsista Pibid.

Para concorrer à bolsa de professor supervisor, acesse o edital 02/2022.

 

Residência Pedagógica

O Programa de Residência Pedagógica é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores, que busca induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso. Essa imersão deve contemplar, entre outras atividades, regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhadas por um professor da escola com experiência na área de ensino do licenciando e orientada por um docente do Cefet/RJ. 

O processo seletivo é voltado para alunos da licenciatura em Física do Cefet/RJ – das Uneds Petrópolis ou Nova Friburgo –, que estejam regularmente matriculados e que tenham concluído 50% do curso, no mínimo. É solicitado também que o discente esteja preferencialmente matriculado nas disciplinas de estágio supervisionado. O candidato deve preencher o formulário de inscrição até 03/10 e anexar seu histórico escolar e seu currículo da Plataforma CAPES.  

A seleção, de caráter eliminatório e classificatório, consta de análise do histórico escolar, do currículo, da disponibilidade de horários, de acordo com o funcionamento do particular subprojeto e de entrevista. Todas as etapas serão realizadas remotamente, conforme orientações indicadas no edital de seleção.

São ofertadas 30 bolsas no valor mensal de R$ 400,00, com duração de 18 meses a contar da implementação, além de 6 vagas para participantes voluntários.

Confira o edital para aluno bolsista da Residência Pedagógica.

Para concorrer à bolsa de professor preceptor, acesse o edital 02/2022.

registrado em:
Fim do conteúdo da página