Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Cefet/RJ participa da reunião de Lula com dirigentes de instituições federais de ensino
Início do conteúdo da página

Cefet/RJ participa da reunião de Lula com dirigentes de instituições federais de ensino

Publicado: Quinta, 19 de Janeiro de 2023, 19h37 | Última atualização em Quinta, 19 de Janeiro de 2023, 20h32 | Acessos: 870

O diretor-geral do Cefet/RJ, Mauricio Motta, esteve em Brasília (DF) na manhã desta quinta-feira (19) para participar do encontro do presidente Luís Inácio Lula da Silva com aproximadamente 100 reitores e demais dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes). O evento foi realizado no Palácio do Planalto e teve como objetivo dialogar acerca das novas perspectivas sobre o ensino no país. Juntamente com o presidente, estiveram presentes o ministro da Educação, Camilo Santana, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e a ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, além de outras autoridades do governo.


À esq., o diretor-geral do Cefet/RJ, Mauricio Motta, com o ministro da Educação, Camilo Santana. Ao centro, Maurício Motta posa para fotos ao lado do presidente Lula e de outras autoridades e, à dir., ao lado da ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos.

 

Com duração de cerca de três horas, o encontro iniciou por volta das 10h a portas fechadas e depois foi aberto à imprensa. Lula declarou que a autonomia das universidades e dos institutos federais será garantida em sua gestão e se comprometeu a reunir os reitores pelo menos uma vez ao ano para avaliar os resultados e debater os novos desafios. Já Camilo Santana destacou alguns dos compromissos da nova gestão do MEC, como a construção do novo Plano Nacional de Educação, a retomada de obras paralisadas e o reajuste das bolsas da Capes e do CNPQ, que desde 2013 não recebem aumento.

O diretor do Cefet/RJ avaliou que o evento foi emblemático por demonstrar a importância que o novo governo dá às instituições de ensino como agentes de mudança da sociedade. “Em menos de 20 dias, o convite do presidente para estar aqui e projetar os rumos da educação é um alento para as Ifes. As instituições firmaram o compromisso de participar ativamente desse projeto de nação que pensa na educação como prioridade”, destacou o dirigente.


Os dirigentes das instituições federais de ensino e os ministros do governo que participaram da reunião desta quinta-feira (19).
registrado em:
Fim do conteúdo da página