Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Coleta seletiva: Cefet/RJ publica editais para seleção de associações/cooperativas
Início do conteúdo da página

Coleta seletiva: Cefet/RJ publica editais para seleção de associações/cooperativas

Publicado: Quinta, 23 de Março de 2023, 17h05 | Última atualização em Quinta, 23 de Março de 2023, 17h06 | Acessos: 559

As Comissões de Coleta Seletiva Solidária da Unidade Maracanã e da Uned Nova Iguaçu comunicam aos interessados que realizará o procedimento para seleção de associações/cooperativas de catadores de materiais reaproveitáveis e recicláveis, visando à coleta de resíduos descartados, passíveis de retorno ao seu ciclo produtivo. Os editais estão disponíveis na página da coleta seletiva no site do Cefet/RJ e trazem o cronograma de habilitação das cooperativas, com os prazos e documentos necessários.

Para obter mais informações, os interessados podem entrar em contato com as comissões de Coleta Seletiva da Unidade Maracanã, pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., e da Uned Nova Iguaçu, pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

 

Acesse

Edital nº 01/2023 – Uned Nova Iguaçu

Edital nº 02/2023 – Unidade Maracanã

 

Coleta seletiva solidária

A coleta seletiva solidária (ou cidadã) compreende a separação dos resíduos recicláveis descartados na fonte geradora e os destina às associações e/ou cooperativas de catadores de materiais recicláveis. Os materiais que podem ser reciclados (papéis, papelões, metais, plásticos, vidros) são separados do lixo orgânico (biodegradável) e dos rejeitos.

De acordo com a presidente da Comissão Central de Coleta Seletiva Solidária, Aline Trigo, a separação e a destinação dos resíduos recicláveis se configuram como práticas de sustentabilidade e responsabilidade social: “é uma alternativa que induz ao desenvolvimento das atividades de reúso e reciclagem de resíduos, que busca minimizar os impactos ambientais e que promove a equidade social em oposição ao alto potencial poluidor do lixo e à situação de degradação social das famílias que sobrevivem da catação de materiais”.

No Cefet/RJ, a coleta seletiva solidária foi implementada a partir de 2015, com o programa Recicla Cefet/RJ. Desde então, várias ações vêm incentivando e engajando um número expressivo de professores, técnico-administrativos e, principalmente, alunos, para que haja um comprometimento com a redução, a reutilização e a reciclagem de resíduos sólidos.

registrado em:
Fim do conteúdo da página