Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Alunos descobrem a oportunidade de transformar a vida nos cursos técnicos subsequentes do Cefet/RJ
Início do conteúdo da página

Alunos descobrem a oportunidade de transformar a vida nos cursos técnicos subsequentes do Cefet/RJ

Publicado: Segunda, 19 de Junho de 2023, 19h34 | Última atualização em Segunda, 19 de Junho de 2023, 20h50 | Acessos: 5964

Voltar a estudar, obter qualificação profissional, iniciar uma nova carreira. São várias as razões que motivam pessoas de todas as idades a buscarem os cursos técnicos subsequentes ofertados pelo Cefet/RJ. São oportunidades de formação gratuita, em diversas áreas do conhecimento, para quem já concluiu o ensino médio. Até o dia 23 de junho, o Cefet/RJ está com inscrições abertas para os cursos de Administração, Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica, Energias Renováveis, Logística, Mecânica, Segurança do Trabalho e Telecomunicações. Clique aqui para se inscrever.

Biana Fernandes, que trabalha como auxiliar de serviços gerais, encontrou no curso técnico subsequente em Segurança do Trabalho a oportunidade para mudar de carreira. “Graças a esse curso, pude voltar a estudar depois de mais de 10 anos fora da sala de aula. Estou muito satisfeita, os professores são qualificados e têm experiência. Recentemente, fizemos uma visita técnica à usina nuclear Angra 2, em Angra dos Reis, e consegui me visualizar atuando como uma profissional da área”, revelou a estudante, que sonha em trabalhar embarcada em navios, no segmento de petróleo e gás.

Turma de Segurança do Trabalho realizou visita técnica à usina nuclear Angra 2 neste primeiro semestre de 2023

O curso de Segurança do Trabalho já abriu as portas para Leila da Costa, que estava desempregada. Atualmente, Leila concilia as atribuições de mãe e dona de casa com o estágio na sede do Serviço Social da Indústria (Sesi). “Muita coisa vista em sala de aula, eu vivencio na prática. Observo de perto os gestores, técnicos e engenheiros em suas atribuições e aprendo demais. Consegui realizar meu sonho”, revelou a estudante, que recentemente foi aprovada no concurso da Petrobras, na área de Segurança do Trabalho, e está na expectativa de ser convocada.

Já para Andrew Pontes, que atua como técnico de manutenção em aeronaves, o curso técnico subsequente em Eletrônica foi essencial para aumentar o seu salário. O profissional concluiu o curso em agosto de 2021 e guarda com carinho a sua trajetória no Cefet/RJ. “Tenho ótimas lembranças. A partir do aprendizado nas aulas, pude me aperfeiçoar e consegui ser promovido na empresa onde eu trabalho. Agora posso compartilhar esse conhecimento adquirido com meus colegas de setor”, completou o profissional.

Andrew Pontes, que atua como técnico de manutenção de aeronaves, conquistou uma promoção no trabalho após concluir o curso de Eletrônica no Cefet/RJ

Enquanto uns se qualificam, outros descobrem novas paixões. É o caso de Joselma Alves, graduada em Design de Interiores, que encontrou no curso técnico de Edificações um novo caminho profissional. “Entrei no Cefet/RJ com o propósito de aprimorar projetos na minha área, mas descobri o prazer de atuar em campo, no acompanhamento de obras da construção civil. O curso me abriu um mundo de possibilidades que eu desconhecia completamente”, conta Joselma, que começou a estagiar em Edificações, foi contratada e atua na mesma empresa até hoje.

À esq., Leila da Costa acompanhando uma operação de içamento e retirada de telhados em sua primeira experiência na área de Segurança do Trabalho; à dir., Joselma Alves já atuando como técnica de Edificações na manutenção de calhas

A chefe do Departamento de Ensino Médio e Técnico da Unidade Maracanã, Irene de Barcelos, ressalta que os cursos técnicos subsequentes representam uma grande oportunidade para as pessoas mudarem de vida. “O índice de desemprego é maior para quem não se prepara para as demandas do mercado. Atualmente, sobram vagas que acabam não sendo preenchidas justamente pela falta de qualificação profissional”, alerta a docente, que também ressalta a tradição do Cefet/RJ no ensino técnico. “Temos a infraestrutura necessária e professores qualificados com mestrado e doutorado para proporcionar o melhor ensino para os nossos alunos”, finalizou.

Cursos técnicos subsequentes são ofertados na Unidade Maracanã e nas Uneds Itaguaí e Maria da Graça

Além da abertura de vagas em sete cursos da Unidade Maracanã (Administração, Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica, Mecânica, Segurança do Trabalho e Telecomunicações), o processo seletivo 2023.2 também tem oportunidades abertas para o curso de Logística, na Uned Itaguaí, e para os cursos de Energias Renováveis e Segurança do Trabalho, da Uned Maria da Graça.

O curso de Logística da Uned Itaguaí é o único com duração de 1 ano e meio. Apesar de ser um dos mais novos da instituição, já é um dos mais procurados. Surgiu como substituto ao antigo técnico em Portos e terá formatura da primeira turma no final deste semestre. Conforme o coordenador, Rogério Pires, o perfil dos alunos é formado por pessoas que buscam reposicionamento no mercado de trabalho. Segundo ele, devido ao grande arranjo produtivo local, composto por terminais portuários, depósitos e HUBs logísticos, há estudantes que já conseguiram emprego, antes mesmo de concluírem o curso.

Já a Uned Maria da Graça oferta os cursos de Segurança do Trabalho e Energias Renováveis, ambos com duração de dois anos. Conforme a gerente acadêmica da Unidade, Rebeca Coelho, o público-alvo é composto, prioritariamente, por profissionais que já se encontram no mercado de trabalho e que estão em busca de formação complementar. Ainda segundo ela, a instituição disponibiliza laboratórios e estrutura completa para que os alunos tenham formação teórica e prática e se preparem da melhor forma possível para o mercado de trabalho.

registrado em:
Fim do conteúdo da página