Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Cefet/RJ marca presença em audiência pública sobre combate ao racismo na educação
Início do conteúdo da página

Cefet/RJ marca presença em audiência pública sobre combate ao racismo na educação

Publicado: Sexta, 30 de Junho de 2023, 18h16 | Última atualização em Sexta, 30 de Junho de 2023, 18h47 | Acessos: 719

O professor Nadson de Souza representou o Cefet/RJ em audiência pública que debateu o tema “Combate ao racismo na política municipal de educação” na última quarta-feira (28). O docente é presidente do Comitê de Políticas de Igualdade e Cotas Étnico-Raciais e coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da instituição. A reunião, realizada na Câmara Municipal do Rio de Janeiro pela Comissão Especial de Combate ao Racismo, foi presidida pela vereadora Mônica Cunha, do PSOL.

Ao participar do evento, o docente do Cefet/RJ ressaltou ser necessário acompanhar todas as ações administrativas e didático-pedagógicas das escolas municipais, estaduais e federais para evitar que ocorra um epistemicídio dos saberes tradicionais de povos africanos, quilombolas e indígenas e abrir um espaço para o diálogo com os saberes institucionalizados.

– É importante enegrecer, aquilombar e indigenizar a escola pública. Não estamos pedindo favor a ninguém. É inadmissível que, com 20 anos de regulamentação da Lei nº 10.639/2003 e o andamento da Lei nº 11.645/2008, tenhamos que lutar para implementar os estudos da história e cultura desses povos. Precisamos pensar na escola como um espaço plural, uma via de mão dupla, onde docentes, discentes e corpo técnico-administrativo possam contribuir para uma educação antirracista – declarou o docente.

Acesse o site da Câmara Municipal de Vereadores e saiba mais informações sobre a audiência pública.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página