Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Cefet/RJ marca presença em evento da PGF sobre combate ao assédio moral e sexual
Início do conteúdo da página

Cefet/RJ marca presença em evento da PGF sobre combate ao assédio moral e sexual

Publicado: Segunda, 04 de Setembro de 2023, 19h53 | Última atualização em Segunda, 04 de Setembro de 2023, 20h05 | Acessos: 538

O diretor-geral, Mauricio Motta, representou o Cefet/RJ na mesa de abertura do evento “Auxílio à Prevenção e Combate ao Assédio Sexual e Moral”, da PGF

Com a proposta de capacitar servidores das autarquias e fundações públicas sobre condutas inadequadas no ambiente de trabalho, a Procuradoria-Geral Federal (PGF) promoveu o evento “Auxílio à Prevenção e Combate ao Assédio Sexual e Moral”. O encontro aconteceu na última sexta-feira (1º), no Auditório da Casa de Rui Barbosa, na Zona Sul do Rio de Janeiro. O Cefet/RJ foi representado, durante a mesa de abertura, pelo diretor-geral, Mauricio Motta e, em outras atividades do evento, pela procuradora-chefe da Procuradoria Federal junto à instituição, Daniela Carvalho e pela corregedora-geral, Andreza Costa.

O evento acontece poucos dias após o parecer da Advocacia-Geral da União fixar pena de demissão para casos de assédio sexual nas autarquias e fundações públicas federais. O documento foi assinado no dia 15 de agosto pela procuradora-geral federal Adriana Venturini, que também esteve presente no evento e fez questão de ressaltar a importância de combater o assédio. “A gente conseguiu mudar uma lei, mas precisamos modificar a cultura e buscar o tempo todo a autoavaliação. E especialmente os homens precisam analisar se estão sendo machistas no seu comportamento”, ressaltou a procuradora.

Em sua fala, Motta lembrou o avanço do papel exercido pela PGF ao longo dos anos, que antigamente era mais ligado às questões burocráticas e hoje amplia a sua atuação nas instituições com o Programa de Auxílio à Prevenção e Combate ao Assédio Sexual. Segundo ele, essa colaboração da PGF em esclarecer o assédio sexual e moral, seus efeitos para a vítima e para as instituições, facilitar sua identificação e informar sobre medidas a serem adotadas contribuem em pontos importantes, que dão segurança às condutas internas e mostram que o Cefet/RJ está seguindo um bom caminho.

A procuradora-chefe da Procuradoria Federal junto ao Cefet/RJ, Daniela Carvalho, realizou palestra sobre o conceito, os elementos caracterizadores, a prevenção e as consequências jurídicas do assédio sexual

A procuradora Daniela Carvalho foi uma das palestrantes do evento. Durante a sua participação, ela trouxe esclarecimentos sobre o que pode ser considerado assédio sexual, alertou sobre o perfil do assediador, que em grande parte dos casos registrados é do sexo masculino, e reforçou que um comportamento indevido não precisa acontecer de forma repetida para ser considerado assédio. Ao final, Daniela reforçou a importância de não silenciar acerca de qualquer tipo de comportamento abusivo e denunciar pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

No período da tarde, a corregedora-geral Andreza Costa foi a mediadora de uma palestra que abordou os pontos sensíveis do processo administrativo disciplinar, entre outros temas. A chefe do Departamento de Ensino Médio e Técnico da Unidade Maracanã, Irene de Barcelos, esteve na plateia durante as atividades e pretende implantar, no Cefet/RJ, um curso de formação continuada sobre o assédio, em princípio voltado aos servidores, a partir do início do ano letivo de 2024.

registrado em:
Fim do conteúdo da página