Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Cefet/RJ formaliza parceria que visa aperfeiçoar previsão do tempo no Rio
Início do conteúdo da página

Cefet/RJ formaliza parceria que visa aperfeiçoar previsão do tempo no Rio

Publicado: Segunda, 09 de Outubro de 2023, 21h02 | Última atualização em Segunda, 09 de Outubro de 2023, 21h02 | Acessos: 828

Da esq. para a dir., Fábio Oliveira, diretor do LNCC, Marcus Belchior, chefe executivo do COR, e Mauricio Motta, diretor-geral do Cefet/RJ, concretizam parceria que usará inteligência artificial para otimizar previsão do tempo. Foto: site do COR

Na última sexta-feira (6), o Cefet/RJ assinou um acordo de cooperação técnica com o Centro de Operações Rio (COR) e com o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) que tem por objetivo aprimorar as previsões meteorológicas na cidade do Rio de Janeiro, através do uso de inteligência artificial. A parceria foi firmada durante o Rio Innovation Week, maior evento de tecnologia da América Latina, pelo diretor-geral do Cefet/RJ, Mauricio Motta, pelo chefe executivo do COR, Marcus Belchior, e pelo diretor do LNCC, Fábio Borges de Oliveira.

“É um orgulho para todos os cariocas contar com um equipamento como o Centro de Operações Rio. Para nós, é motivo de grande alegria essa parceria. Trabalharemos no limite para contribuir com o Rio”, declarou Mauricio Motta. O investimento em tecnologia na prevenção de desastres tem como proposta principal proteger vidas e aumentar a resiliência da cidade, minimizando os impactos negativos das mudanças climáticas. Essa medida também tem impacto na redução de danos materiais e na diminuição das consequências socioeconômicas dos desastres.

A partir do acordo, a cidade poderá contar com o supercomputador Santos Dumont, do LNCC, que está no ranking dos 500 mais potentes do mundo para o desenvolvimento dos modelos preditivos. A ideia é criar uma plataforma de dados e modelos de inteligência artificial utilizada para serviços meteorológicos na previsão de eventos extremos de chuva, além de formar profissionais e pesquisadores especializados no desenvolvimento de metodologias e ferramentas avançadas de previsão de condições meteorológicas extremas. 

*Com informações da Assessoria de Comunicação do Centro de Operações Rio

registrado em:
Fim do conteúdo da página