Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Saúde e Qualidade de Vida: projeto irá realizar aula de yoga para servidores do Cefet/RJ
Início do conteúdo da página

Saúde e Qualidade de Vida: projeto irá realizar aula de yoga para servidores do Cefet/RJ

Publicado: Segunda, 27 de Novembro de 2023, 15h08 | Última atualização em Segunda, 27 de Novembro de 2023, 15h08 | Acessos: 338

 

No dia 6/12, a Divisão de Atenção à Saúde e Perícias (DASPE) e a Divisão de Capacitação e Desenvolvimento (DICAP) do Departamento de Gestão de Pessoas (DGP), com o apoio da Associação dos Servidores do Cefet/RJ, irão realizar uma aula de yoga para os servidores da instituição, com a presença de um profissional convidado. A atividade ocorre a partir das 16h, na quadra da Unidade Maracanã, e terá a duração de 45 minutos.

As inscrições estarão abertas de 27/11 a 1º/12. Podem participar servidores de todas as unidades da instituição que não se encontrem em licença para tratamento da própria saúde. A aula também não é recomendada a gestantes e pessoas que tenham cardiopatias e lesões graves de quadril, cotovelos e joelhos. Serão 20 vagas, preenchidas por ordem de inscrição. No formulário, o trabalhador deverá especificar por escrito se possui alguma situação de saúde no campo “comorbidade”. Os participantes precisarão levar um tapetinho, canga ou toalha próprios e garrafa de água individual, além de vestir roupas leves e confortáveis para a prática de exercício físico dentro do espaço educacional.

A atividade será conduzida pelo professor Filipe Silva, terapeuta holístico com mais de 14 anos de experiência, com formações em Hatha Yoga, Vinyasa Yoga, Oss Yoga e Yin Yoga, uma prática de características mais profundas, com asanas de permanência e entrega e com base na medicina tradicional chinesa.

Clique aqui para se inscrever.

 

Sobre o projeto

A partir de um levantamento realizado pela DASPE, que analisou os principais motivos de afastamentos dos servidores da instituição no primeiro semestre deste ano, observou-se que as situações relativas à saúde mental possuem significativa incidência no cotidiano de vida e no trabalho das pessoas que atuam no Cefet/RJ.

Por considerar que o tema é de suma importância para o Departamento de Gestão de Pessoas, se faz necessária a adoção de diversas medidas que a curto, médio e longo prazo possam compreender tal realidade, bem como trazer possibilidades diversas de melhorias na qualidade de vida e no trabalho dos profissionais lotados na instituição.

A ação é um projeto-piloto desenvolvido pelas profissionais Dolores Pereira (DASPE/DGP) e Fernanda Ventura (DICAP/DGP), que tem como foco a saúde do trabalhador e os determinantes organizacionais que impactam e/ou dificultam o cotidiano de trabalho. Tem como base as práticas integrativas e visa oferecer, ao conjunto de trabalhadores do Cefet/RJ, um momento de pausa e reflexão durante seus cotidianos laborais e sua jornada de trabalho.

Considerando que a saúde mental e a qualidade de vida no trabalho não se resumem a iniciativas pontuais e/ou individualizantes, já que estão direta e indiretamente relacionadas à rede de relações e inserções sociais e profissionais nas quais as pessoas estão envolvidas, a prática de yoga a ser oferecida dentro do espaço institucional tem como objetivo oferecer uma ação que, a partir da oferta de atividade física leve e autoconhecimento, possa contribuir para proporcionar descanso, integração e aproximação dos trabalhadores, além de momentos de reflexão e troca.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página