Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Aluno e egresso do Cefet/RJ participam da COP28 como Jovens Negociadores pelo Clima
Início do conteúdo da página

Aluno e egresso do Cefet/RJ participam da COP28 como Jovens Negociadores pelo Clima

Publicado: Quinta, 30 de Novembro de 2023, 17h14 | Última atualização em Quinta, 30 de Novembro de 2023, 17h37 | Acessos: 550

Um aluno e um egresso do Cefet/RJ foram selecionados para compor o grupo de Jovens Negociadores pelo Clima, que está acompanhando a delegação da Prefeitura do Rio durante a 28ª Sessão da Conferência das Partes (COP28) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC). O evento está sendo realizado em Dubai, a partir de hoje (30) até o dia 12 de dezembro, e irá discutir estratégias e compromissos globais para enfrentar os desafios relacionados às mudanças climáticas.

Os jovens selecionados são Gaio Jorge, egresso do curso de Engenharia de Alimentos da Uned Valença, e João Pedro Cavalcanti, estudante de Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais da Unidade Maracanã. O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente e Clima, da Prefeitura do Rio, em parceria com o Observatório Internacional da Juventude e o PerifaLAB, e visa capacitar jovens líderes periféricos para se tornarem negociadores eficazes, representando as perspectivas e urgências da juventude brasileira na Agenda de Clima do Brasil e da ONU.

Gaio Jorge e João Pedro acompanharão as negociações da COP28 juntamente com a delegação da Prefeitura do Rio, formada pela secretária de Meio Ambiente e Clima, Tainá de Paula, pelo coordenador de Relações Internacionais, Lucas Padilha, e pelo Prefeito Eduardo Paes.

Saiba mais sobre o aluno e o egresso do Cefet/RJ selecionados:

João Cavalcanti é um jovem negociador pelo clima que atua diretamente com gestão e facilitação de projetos de inovação social em processos colaborativos e atualmente é vice-presidente do time Enactus Cefet/RJ. Está como Impact Officer do Hub Rio de Janeiro da comunidade Global Shappers, uma iniciativa global de jovens engajados na solução de problemas da sociedade, apoiada pelo Fórum Econômico Mundial. Compõe a delegação dos Jovens Negociadores pelo Clima levando as demandas das juventudes cariocas e periféricas para as mesas de negociação em Dubai.

Gaio Jorge é um jovem negociador pelo clima, de 24 anos, natural de Guadalupe e residente em Honório Gurgel. Além da graduação em Engenharia de Alimentos pelo Cefet/RJ, possui formação técnica em Meio Ambiente pelo SENAI/RJ. É co-fundador do coletivo Criaação, uma organização comprometida com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). No programa AMA Rio, Gaio desempenhou um papel fundamental na implantação da “Fonte”, um bebedouro público que garante o acesso a água potável para os moradores de Guadalupe e pessoas em situação de rua.

registrado em:
Fim do conteúdo da página