Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Projetos do Cefet/RJ são premiados na FECTI 2023
Início do conteúdo da página

Projetos do Cefet/RJ são premiados na FECTI 2023

Publicado: Sexta, 01 de Dezembro de 2023, 14h14 | Última atualização em Sexta, 01 de Dezembro de 2023, 17h37 | Acessos: 902

No último fim de semana, quatro projetos do Cefet/RJ foram premiados na 17ª Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (FECTI 2023). O evento foi realizado nos dias 25 e 26 de novembro, no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (Iserj/Faetec).

A FECTI 2023 contou com a participação de mais de 300 estudantes de escolas públicas e privadas, de 32 municípios do estado. Dos 166 projetos apresentados, 14 foram do Cefet/RJ, dos quais cinco eram da Unidade Maracanã, dois da Uned Nova Iguaçu, três da Uned Maria da Graça, dois da Uned Itaguaí, um da Uned Valença e um da Uned Petrópolis, abrangendo as categorias Desenvolvimento de Tecnologia, Ciências Exatas e da Terra, e Interdisciplinar.

Destacando-se na categoria Desenvolvimento de Tecnologia, duas equipes da Unidade Maracanã conquistaram resultados significativos. O projeto "Lixeira inteligente com classificação automática de resíduos recicláveis", dos alunos Maria Cecilia Pinto, Allan dos Santos e Higor da Cruz, garantiu o primeiro lugar e foi contemplado com indicação para a Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia / Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia (Mostratec 2024). Enquanto o projeto "Métodos de prevenção e combate a incêndio", dos alunos Victor Hugo Paraizo, Samara Celestino e Leonardo da Silva, ficou na quarta colocação. 

Na categoria Interdisciplinar, o aluno Nicolas Pereira, da Uned Maria da Graça, conquistou o terceiro lugar com o projeto "Conceituário antirracista". Já na categoria Ciências Exatas e da Terra, a equipe da Uned Nova Iguaçu, integrada pelos alunos Janaína Offredi, Matheus de Oliveira e Nicolas Resende, recebeu o prêmio de Divulgação Científica com o projeto "JEPAC (Jogando e Experimentando para Aprender Ciência)". 

De acordo com a chefe do Departamento de Pesquisa (DEPEQ) do Cefet/RJ, Cláudia Barucke o desempenho destacado do Cefet/RJ nesse evento representa “a culminância de esforços em projetos de iniciação científica, pesquisa, ensino, extensão e inovação”. A Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro, promovida anualmente pela Fundação Cecierj, proporciona um espaço vital para que jovens talentos apresentem suas pesquisas e projetos inovadores. 

Para mais detalhes sobre os projetos premiados, confira a ficha técnica:

 

Categoria: Desenvolvimento de Tecnologia

1º Lugar – LIXEIRA INTELIGENTE COM CLASSIFICAÇÃO AUTOMÁTICA DE RESÍDUOS RECICLÁVEIS (Unidade Maracanã)

Estudantes: Maria Cecilia Santos de Oliveira Pinto, Allan Santana dos Santos e Higor Guilherme Quintiliano da Cruz

Orientador: Rodrigo Marendaz Silva Pimenta

Coorientadora: Cláudia Barucke Marcondes

Foto: Filipe Dutra/Fundação Cecierj

  

4º Lugar – MÉTODOS DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO (Unidade Maracanã)

Estudantes: Victor Hugo Rodrigues Paraizo, Samara Julia Brochado Celestino e Leonardo Borret Araújo da Silva

Orientadora: Myrna da Cunha

Coorientador: João Terêncio Dias

 

 

Categoria: Ciências Exatas e da Terra

Prêmio Divulgação Científica – JEPAC (JOGANDO E EXPERIMENTANDO PARA APRENDER CIÊNCIA) (Uned Nova Iguaçu)

Estudantes: Janaína Sophia Antonio Offredi, Matheus Souza de Oliveira e Nicolas Sousa do Nascimento Resende

Orientadora: Marta Máximo Pereira

 

Foto: Filipe Dutra/Fundação Cecierj

 

Categoria: Interdisciplinar

3º Lugar – CONCEITUÁRIO ANTIRRACISTA (Uned Maria da Graça)

Estudantes: Nicolas André Cunha Pereira

Orientador: Felipe Gonçalves Pinto

 

Foto: Filipe Dutra/Fundação Cecierj

 

Clique aqui para ver mais fotos do evento.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página