Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Comissões de Heteroidentificação realizam reuniões de acolhimento aos servidores portariados
Início do conteúdo da página

Comissões de Heteroidentificação realizam reuniões de acolhimento aos servidores portariados

Publicado: Quinta, 07 de Dezembro de 2023, 20h55 | Última atualização em Quinta, 07 de Dezembro de 2023, 20h57 | Acessos: 333

Durante o mês de dezembro, o Comitê de Políticas de Igualdade de Cotas Étnico-Raciais (CPICER), em parceria com o Fórum dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (FORNEABIs), estão promovendo um conjunto de reuniões de acolhimento para todos os servidores portariados nas Comissões de Heteroidentificação (CHET) do Cefet/RJ. Sob a coordenação do Prof. Dr. Nadson Nei (Presidente do CPICER e do NEABI da Unidade Maracanã), as reuniões iniciaram no dia 5 de dezembro, na Uned Valença, e ocorrerão ao longo do mês mediante agendamento, junto a cada unidade.

Primeira reunião de acolhimento das Comissões de Heteroidentificação (CHET) do Cefet/RJ, realizada na Uned Valença

Dessa forma, o CPICER, responsável pelas Comissões de Heteroidentificação (CHET) do Cefet/RJ, e o FORNEABIs solicitam que todos os servidores portariados, bem como a comunidade interna interessada em conhecer mais sobre a atividade das comissões e sobre a política de ações afirmativas da instituição, fiquem atentos às circulares que serão divulgadas em cada unidade nas próximas semanas com as convocações para as reuniões de acolhimento.

Recentemente, os Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas foram instituídos em todas as oito unidades do Cefet/RJ. Em um fato inédito também para a história da instituição no cumprimento da legislação antirracista e de políticas de ações afirmativas nacionais, a Portaria Cefet/RJ nº 1.314, de 28 de novembro de 2023, designa um quantitativo de mais de 70 servidores, de todas as unidades, para constituírem as Comissões de Heteroidentificacão do Cefet/RJ (CHET), no período de 1º de dezembro de 2023 a 1º de março de 2024.

A iniciativa dá continuidade e amplia o grupo de servidores que já vinha participando das bancas de heteroidentificação da instituição neste ano. Esses servidores foram portariados após comprovarem a participação em formações específicas de capacitação para atuar nesse tipo de banca. Um exemplo é o curso institucional, ministrado pela Profª. Dra. Luciana Espíndola (NEABI da Uned Maria da Graça), aberto aos servidores do Cefet/RJ em setembro deste ano.

registrado em:
Fim do conteúdo da página