Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Projetos de alunos do Cefet/RJ se destacam em jornada científica de jovens talentos
Início do conteúdo da página

Projetos de alunos do Cefet/RJ se destacam em jornada científica de jovens talentos

Publicado: Terça, 26 de Dezembro de 2023, 15h23 | Última atualização em Terça, 02 de Janeiro de 2024, 18h37 | Acessos: 892

 

Dois alunos do curso técnico de nível médio em Telecomunicações, da Unidade Maracanã, foram premiados na XXI Jornada Científica Jovens Talentos, da Faperj. Paulo Gabriel de Oliveira Rodrigues conquistou o segundo lugar com o trabalho "Desempenho de redes de sensores sem fio com protocolos da família IEEE 802.15.4", coordenado pelo professor Gilson Alencar. Já Leonardo Borret Araújo da Silva obteve a terceira colocação com o projeto "Estudo e aplicação de algoritmos quânticos no aprendizado de máquina", orientado pelo docente João Terêncio.

Os estudantes são bolsistas de pré-iniciação científica da Faperj e participaram da etapa realizada na Escola Técnica Estadual Ferreira Viana, localizada no Maracanã. A competição aconteceu no dia 12 de dezembro e reuniu 183 alunos das regiões Metropolitana e Serrana do Rio de Janeiro. Ao todo, 18 estudantes da Unidade Maracanã e das Uneds Maria da Graça, Nova Iguaçu e Petrópolis participaram da disputa.

Iniciativa busca incentivar novos pesquisadores

Conforme informações disponíveis no site da Faetec, o Programa Jovens Talentos para a Ciência é um projeto de pré-iniciação científica realizado pela parceria entre a Faperj e a Fundação Cecierj, ambas vinculadas à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) do Rio de Janeiro. O programa existe há 24 anos e é destinado a incentivar, com a oferta de bolsas, estudantes do ensino médio de escolas públicas que tenham interesse e potencial para atuar em atividades de pesquisa.

Os alunos realizam um período de estágio e, ao final das atividades, têm a oportunidade de apresentar os resultados do seu trabalho na Jornada Científica, que é realizada anualmente pela coordenação do projeto. Nesta edição, além da competição promovida na capital, foram realizadas etapas nas cidades de Valença, Cambuci e Saquarema, no interior do Estado.

registrado em:
Fim do conteúdo da página