Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Cefet/RJ prestigia inauguração de escola municipal no Parque Olímpico do Rio
Início do conteúdo da página

Cefet/RJ prestigia inauguração de escola municipal no Parque Olímpico do Rio

Publicado: Quinta, 08 de Fevereiro de 2024, 18h44 | Última atualização em Quinta, 08 de Fevereiro de 2024, 20h23 | Acessos: 235

Presidente Lula inaugura escola com o nome de Isabel Salgado, ex-jogadora de vôlei que morreu em 2022 

Alunos, professores e diretores do Cefet/RJ marcaram presença na inauguração da escola Ginásio Educacional Olímpico (GEO) Isabel Salgado, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. A comitiva da instituição acompanhou a cerimônia realizada nesta quarta-feira (7), com a participação do presidente Lula, de ministros do governo e de outras autoridades. A escola foi construída com a estrutura de uma das arenas dos Jogos Rio 2016 e oferta aulas em tempo integral a partir deste ano letivo, com capacidade para atender cerca de mil alunos do 1° ao 9° ano.

A vice-diretora do Cefet/RJ, Gisele Vieira, esteve presente na solenidade e ressaltou a importância da instituição apoiar investimentos que ampliem as possibilidades de ensino. “Acreditamos que a educação tem o poder de transformar a sociedade. Pela sua representatividade acadêmica e seu compromisso em formar cidadãos plenos, é fundamental que o Cefet/RJ valorize iniciativas que abram novas oportunidades para os nossos jovens”, destacou a vice-diretora.

Cerca de 70 pessoas integraram a comitiva do Cefet/RJ que participou da cerimônia de inauguração do GEO Isabel Salgado, antiga arena olímpica que se transformou em escola pública

Durante seu discurso, o presidente Lula ressaltou que o investimento em ensino público é o melhor caminho para o futuro do país. “Durante anos, a educação nunca foi levada a sério. O pobre estudar era contradição, se o pobre quisesse estudar, tinha que pagar uma universidade. O Brasil foi o último país do mundo a ter uma universidade pública", disse. Lula declarou ainda que, embora não tenha diploma universitário, tem orgulho de ser o presidente que mais construiu universidades federais no país.   

O nome dado à escola é uma homenagem a Isabel Salgado, atleta de voleibol que se destacou pela seleção brasileira e foi uma das precursoras do vôlei de praia no país. Isabel morreu em 2022, aos 62 anos.

Legado Olímpico

Além da Escola GEO Isabel Salgado, o presidente Lula também participou do lançamento da pedra fundamental de uma unidade do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) dentro do Parque Olímpico, que tem previsão de conclusão em 2025. Na terça-feira (6), Lula já havia entregue dois Ginásios Educacionais Tecnológicos (GETs), em Bangu e em Santa Cruz, construídos a partir da estrutura da Arena do Futuro, também utilizada em competições esportivas durante as olimpíadas.

Programa Pé-de-Meia

Recentemente, o Ministério da Educação divulgou que a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica será a pioneira na implementação do Programa Pé-de-Meia do governo federal. Destinado a promover a permanência de estudantes, o programa prevê o pagamento de até R$ 9,2 mil para alunos que concluírem o ensino médio público. O objetivo é democratizar o acesso à educação e reduzir a desigualdade social entre os jovens, além de promover mais inclusão, estimulando a mobilidade social. Clique para saber mais sobre o programa.

*Com informações do portal g1 e do jornal O Dia.

registrado em:
Fim do conteúdo da página