Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P)
Início do conteúdo da página

Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P)

Publicado: Segunda, 25 de Junho de 2018, 15h48 | Última atualização em Quarta, 05 de Dezembro de 2018, 12h04 | Acessos: 332

A A3P é uma espécie de PROGRAMA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL do Ministério do Meio Ambiente. O programa tem sido implementado em mais de 300 órgãos públicos das três instâncias, federal, estadual e municipal, e nos mais diversos setores - incluindo bancos, instituições judiciárias, militares e universidades. (MMA, 2017)

Surge, por conta dos desafios ambientais que a Administração Pública deve enfrentar como gastar menos energia e água, gerar o mínimo de resíduos, adquirir produtos que causem menos danos e promover condições de trabalho decentes. Neste sentido, as organizações devem estimular o consumo consciente, o combate ao desperdício e a responsabilidade socioambiental.

O programa A3P adiciona aos procedimentos tradicionais da administração pública os elementos socioambientais, exatamente aqueles que são exigidos pela modernidade, onde se busca economia, eficiência e sustentabilidade.

Os eixos temáticos ou linhas de atuação da A3P nas instituições de ensino superior são:

- uso dos recursos naturais e bens públicos;

- gestão de resíduos sólidos e efluentes gerados;

- contratações sustentáveis;

- qualidade de vida no ambiente de trabalho e de estudo;

- sensibilização e capacitação dos servidores; e

- obras públicas sustentáveis.

 

Em 26 de Janeiro de 2018, foi publicada no Diário Oficial da União – Seção 3 – N.19 – p. 95, a adesão oficial do CEFET/RJ a A3P.

Portanto, o Cefet/RJ recebeu a certificação de sustentabilidade da AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (A3P)

 

 

Referências:

MMA - MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental. A3P. Agenda Ambiental na Administração Pública. 5 Edição. Brasília. 2017. Disponível em: http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/a3p/ 

Acesso em 25 mai. 2018.

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página