Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Espaço do campus > MENSAGEM DE ACOLHIMENTO À COMUNIDADE ACADÊMICA DO CAMPUS ITAGUAÍ NO INÍCIO DO PERÍODO LETIVO DE 2021
Início do conteúdo da página

MENSAGEM DE ACOLHIMENTO À COMUNIDADE ACADÊMICA DO CAMPUS ITAGUAÍ NO INÍCIO DO PERÍODO LETIVO DE 2021

Publicado: Quarta, 21 de Julho de 2021, 00h20 | Última atualização em Quarta, 21 de Julho de 2021, 00h20 | Acessos: 1725

Queridos e queridas discentes,

É com muita esperança, carinho e dedicação que nosso campus irá iniciar o período letivo de 2021 e, mesmo sendo de forma remota inicialmente, estaremos cada vez mais unidos!

Amor para recomeçar!

Por causa da pandemia do COVID-19, estamos vivenciando algo inédito nas nossas vidas, o distanciamento social e uma mudança drástica em nossas rotinas e estilos de vida. Assim, cada um de vocês, na condição de aluno, pode avaliar como é ficar sem ter de ir à escola, sem ter aulas presenciais, sem ter contato com seus colegas e professores.

Nossas vidas e relações foram adaptadas para o ambiente virtual e lidar com essa mudança não foi fácil aceitar, na verdade, ainda não está fácil! Os sentimentos são diversos e sabemos o quanto a suspensão das aulas deixou muitos alunos preocupados e ansiosos sobre o que nos reservava o futuro. Durante esse período tecemos reflexões diversas sobre o quanto o processo educativo nos complementa: ir à escola, adquirir novos conhecimentos, interagir e se socializar são importantes e nos constitui enquanto seres humanos. 

A vida é um aprendizado constante! Aproveite e estude!

Aprendemos toda vez que pensamos e refletimos sobre o que esse momento nos apresenta, o que nos ensina, o que ainda não sabíamos, o que se revelou a respeito dos outros e sobre nós mesmos, e que até então ignorávamos. A aprendizagem é um compromisso para a vida toda. Aprendemos quando construímos, elaboramos, compartilhamos conhecimentos nos diversos contextos de nossa existência e sempre em comunhão com outras pessoas e ambientes.

O ensino remoto traz uma oportunidade de aprender a aprender uma diversidade de conteúdo, atitudes, habilidades e competências de maneira diferenciada ou ressignificada. Por isso, precisamos ter uma atitude participativa, crítica e reflexiva para o correto entendimento dos desafios que essas metodologias ativas nos propiciarão. Precisamos entender que essa nova maneira de aprender e ensinar não se constrói sem o devido e necessário envolvimento humano. Não é um caminho novo, mas sim um novo jeito de caminhar!

Vocês não estão sozinhos!

O Cefet/RJ Campus Itaguaí conta com uma equipe empenhada na busca do suporte e apoio necessário para que ninguém fique para trás. Sabemos que os desafios estão postos, mas estaremos aprendendo e nos adaptando juntos a cada passo desse processo. Por isso, estamos de corações abertos para recebê-los, e dar continuidade ao ano/semestre letivo. Mesmo remotamente, nos sentimos privilegiados em fazer parte da história de vida, dos sonhos e da trajetória pessoal, acadêmica e profissional de cada um de vocês.

Inspirados na frase do eterno educador Paulo Freire “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”, vamos juntos nessa nova jornada.

O período letivo de 2021.1 será remoto com Atividades acadêmicas não presenciais (Ensino Remoto) até que o quadro da pandemia de COVID-19 se estabilize e/ou autoridades deliberarem sobre o retorno presencial.

Os períodos de Acolhimento e ambientação (sem conteúdo ministrado) ocorrerão nas primeiras semanas indicadas abaixo.

CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO

Início do período letivo para alunos dos 2º e 3ºanos: 21/07/2021

Início do período letivo para alunos INGRESSANTES: 02/08/2021 

CURSOS TÉCNICOS CONCOMITANTES E SUBSEQUENTES

Início do período letivo: 21/07/2021 

GRADUAÇÃO: 2021/1

Início do período letivo: 21/07/2021

Importante:

O Cefet/RJ reafirma a importância e a necessidade de os estudantes possuírem e-mail institucional para acessarem as atividades acadêmicas não presenciais de seus cursos. Para mais informações, acesse: https://www.cefet-rj.br/index.php/component/content/article?id=5341
 

 Sejam bem-vindos e bem-vindas!

Fim do conteúdo da página