Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Espaço do campus > Cefet/RJ campus Nova Friburgo participará do desfile comemorativo pelos 200 anos do município de Nova Friburgo no dia 16 de maio
Início do conteúdo da página

Cefet/RJ campus Nova Friburgo participará do desfile comemorativo pelos 200 anos do município de Nova Friburgo no dia 16 de maio

Publicado: Terça, 15 de Maio de 2018, 16h20 | Última atualização em Terça, 15 de Maio de 2018, 16h20 | Acessos: 89

Em um momento histórico, quando Nova Friburgo completa 200 anos e o Cefet/RJ campus Nova Friburgo completa 10 anos, nossa instituição participará pela primeira vez do desfile cívico do dia 16 de maio.

Neste ano o desfile será temático e contará a história de Nova Friburgo em cinco atos. Os organizadores estimam que haja um alto quantitativo de pessoas desfilando e representando aproximadamente 120 instituições entre escolas, universidades, associações, clubes de serviço e academias. O desfile dar-se-á ao longo da histórica Avenida Alberto Braune, tendo como ponto de partida a Rua Gonçalves Dias (entre a sede da Prefeitura e o Cadima Shopping) culminando na Praça Demerval Barbosa.

O roteiro concebido pelo escritor, jornalista e roteirista David Massena para o evento vai ao encontro de uma estrutura narrativa shakespeariana, apresentando vários fatos que marcaram a história de Nova Friburgo. De acordo com os dados divulgados pela PMNF (Prefeitura Municipal de Nova Friburgo), o primeiro ato, “Gênesis – Todos os povos num só” vai abranger os anos de 1800 a 1850. O segundo ato, “Belle Époque – Estação de trem, estação das flores” compreenderá os anos de 1850 a 1900. “O Cisne Iluminado – Tempos modernos” vai contar os anos de 1900 a 1950 no terceiro ato. O quarto ato se chama “Friburgo inventando moda – o clímax cultural”, e representará os anos 1950 até 2000. O quinto e último ato, intitulado “O fim que inspira novos começos” vai dos anos 2000 aos dias atuais.

O Cefet/RJ terá sua participação no desfile durante o quarto ato, levando para a avenida servidores e alunos dos cursos superiores e do técnico. Um grande diferencial da nossa instituição é a transitividade de nosso desfile, indo desde uma apresentação da equipe de cheerleaders da Atlética à exposição de um projeto de robótica desenvolvido por alunos e ex-alunos do campus.

Fim do conteúdo da página