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CEFET/RJ, Campus Petrópolis, organiza ação em defesa do PIBID no “Dia Nacional de Mobilização do PIBID”

Publicado: Sexta, 19 de Fevereiro de 2016, 21h35 | Última atualização em Sexta, 19 de Fevereiro de 2016, 21h39 | Acessos: 2018

O Curso de Licenciatura em Física do Campus Petrópolis se juntará na próxima terça-feira, 23 de fevereiro de 2016, à mobilização nacional em defesa do PIBID, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, organizando no espaço de seu campus, no horário de 14:00 às 19:00, uma série de ações que visam a informar o público sobre o teor do PIBID e sua importância para a educação nacional, bem como mobilizar a opinião pública a favor da manutenção do Programa, que sofrerá cortes de, pelo menos, 50% do número de bolsas , a partir de 01 de março de 2016.

O PIBID é um programa voltado para a formação de professores. Através dele Instituições de Ensino Superior (IES) e Escolas de Educação Básica juntam esforços para contribuir com o processo de formação de futuros professores, promovendo a valorização da carreira docente e construindo um processo formativo em que os futuros professores, desde muito cedo, entram em contato com a escola pública de educação básica, interagindo com professores experientes das escolas públicas e com os professores formadores das IES.

No CEFET/RJ, Campus Petrópolis, os professores Raul dos Santos Neto, Marcos Corrêa e Glauco dos Santos, coordenam o PIBID da Licenciatura em Física, área cuja carência de professores é enorme em todo o país.

Quanto à relevância do programa para a educação nacional, o professor Marcos nos diz:

- O êxito do PIBID como programa de formação de professores se tornou tão grande que provocou mudanças na legislação educacional, a ponto de responsabilizar o governo pela manutenção do programa, o qual figura no Plano Nacional de Educação (PNE- 2014/2024) e, também, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

O professor Raul ressalta que as ações do PIBID fizeram com que alunos que ingressaram no Curso de Licenciatura sem a convicção de quererem se formar professores, passassem a gostar da profissão docente, ao verem, na prática, a importância do trabalho do professor.

- Nós já tivemos vários casos de alunos que entraram no curso sem a menor vontade de ser professor, mas que, ao vivenciarem ações na escola pública, por meio do PIBID, mudaram de opinião e, agora, desejam ser professores e veem a formação através do PIBID como um meio de valorizar o trabalho docente, servindo de exemplo para mudanças nos modelos de formação praticados nas universidades.

A parceria entre o CEFET/RJ, Campus Petrópolis, e as escolas públicas parceiras do PIBID viabiliza, entre outras ações, a inserção de atividades experimentais no ensino de física, como o uso de experimentos de baixo custo, os quais podem ser feitos na própria sala de aula e construídos pelo professor e/ou seus alunos.

 

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