Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Espaço do campus > Alunos e servidores visitam Centro de Referência em Educação Inclusiva
Início do conteúdo da página

Alunos e servidores visitam Centro de Referência em Educação Inclusiva

Publicado: Sexta, 26 de Maio de 2017, 12h42 | Última atualização em Sexta, 26 de Maio de 2017, 15h42 | Acessos: 2082

Valorizar a diversidade humana em todos os seus aspectos é o objetivo do Centro de Referência em Educação Inclusiva (CREI) João Pedro de Souza Rosa. O espaço de Atendimento Educacional Especializado (AEE) abriu suas portas na quinta-feira, dia 25 de maio, ao Cefet-RJ campus Petrópolis. Um grupo formado por técnicos-administrativos, alunos e professores da unidade teve a oportunidade de conhecer as instalações e as práticas pedagógicas do Centro, que são direcionadas aos estudantes matriculados na modalidade de Educação Especial da Rede Municipal de Ensino.

Servidores e alunos do Cefet/RJ campus Petrópolis posam ao lado de funcionárias do CREI 

A visita técnica foi organizada pelo Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do Cefet/RJ campus Petrópolis. “A proposta de conhecer um espaço que trabalhe a Educação Especial é para inspirar nossas ações na unidade”, afirmou a coordenadora da NAPNE, Daphne Holzer. O grupo foi recebido pela diretora Vanessa Siqueira e pela orientadora educacional Renata Guedon, que ministraram uma palestra introdutória sobre o trabalho realizado no CREI. Em seguida, foi realizada uma visita aos ambientes e a algumas oficinas que são oferecidas no local.

Ao todo, 73 escolas e Centros de Educação Infantil (CEI) participam das atividades do CREI, que atende atualmente cerca de 240 alunos, no contraturno da escola regular na qual estão matriculados. O espaço trabalha com o público-alvo da Educação Especial, formado por pessoas com deficiência intelectual ou física (visual, auditiva ou motora) e com transtorno global de desenvolvimento, como autismo ou Síndrome de Rett, além de alunos com altas habilidades. O Centro também atende estudantes com transtornos funcionais de aprendizagem e de comportamento, como dislexia, discalculia, hiperatividade e transtorno opositor desafiador (TOD), entre outros.

Grupo observa a aula de música realizada com alunos do Centro

Para realizar as atividades, o CREI oferece diversas oficinas. Entre elas, artes, música, capoeira, informática, estimulação psicomotora, meio ambiente e sustentabilidade, horta sustentável, cozinha laboral e apoio psicopedagógico. O espaço também conta com uma Sala de Recursos Multifuncionais, constituída de materiais didáticos, mobiliários, recursos pedagógicos e de acessibilidade, e equipamentos específicos para a oferta de AEE.

O discente do 7º período do curso de Licenciatura em Física do campus Petrópolis, Rodrigo Câmara, destacou a relevância da visita na complementação de sua formação. “É importante compreender melhor a educação inclusiva, entender as diferenças e saber lidar com elas para que possamos, no futuro, dar uma aula mais acessível e inclusiva para esse público”, ressaltou o aluno, que é bolsista de iniciação científica na área de educação para surdos.

Quem também enalteceu a experiência foi a bibliotecária Luciana Castro. “A visita foi única. É preciso ter o contato e o exemplo prático para desenvolver melhor o trabalho com o aluno”. A diretora do CREI, Vanessa Siqueira, enfatizou que a visita do Cefet/RJ campus Petrópolis dialoga com a proposta do Centro de gerar integração com outras instituições.

O CREI João Pedro de Souza Rosa fica na Av. Koeller, 87 – Centro.

Nas aulas de artes, estudantes pintam quadros famosos e apresentam o próprio olhar sobre obras conhecidas

Fim do conteúdo da página