Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Espaço do campus > Aluno do campus Petrópolis conquista ouro na OBFEP
Início do conteúdo da página

Aluno do campus Petrópolis conquista ouro na OBFEP

Publicado: Segunda, 29 de Maio de 2017, 16h21 | Última atualização em Segunda, 29 de Maio de 2017, 19h45 | Acessos: 2569

Fomentar talentos na área das ciências. Este é um dos objetivos da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP), programa da Sociedade Brasileira de Física (SBF) que acontece anualmente em todo Brasil. Na competição nacional de 2016, o Cefet/RJ campus Petrópolis revelou um jovem talentoso: Pedro de Oliveira Emerick, que conquistou a medalha de ouro pela 1ª série do Ensino Médio.

A premiação foi realizada na última terça-feira, dia 23 de maio, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Fábio Alex Santos, professor de Física do campus Petrópolis, esteve presente na cerimônia e destacou o empenho e a dedicação do aluno aos estudos. Com a pontuação da OBFEP, Pedro é um dos dois estudantes do estado do Rio de Janeiro que se classificou para a seletiva da Olimpíada Internacional de Física 2018. Agora, o foco é se preparar para as provas, que começam no segundo semestre deste ano. “Pedro é um garoto brilhante, que terá um grande futuro na ciência”, ressaltou Fábio.

Destinada exclusivamente a discentes do Ensino  Médio e do último ano (9o ano) do Ensino Fundamental de Escolas Públicas, a Olimpíada busca despertar e estimular o interesse pela Física e pelas ciências e aproximar as instituições públicas de ensino e pesquisa. Fábio Alex ressalta a importância de competições como a OBFEP para a educação brasileira. O desafio de competir incentiva e, ao mesmo tempo, reconhece os jovens talentos. “O Brasil precisa investir mais em ciência e tem começar na base”, enfatizou.

Além de Pedro, mais oito alunos do Cefet/RJ conquistaram medalhas em nível nacional, sendo duas de ouro, três de prata e três de bronze. Na competição estadual, que tem critérios diferentes, foram nove medalhas e nove menções honrosas, sendo que o estudante petropolitano também garantiu uma de bronze.

Fim do conteúdo da página