Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Espaço do campus > Semanas acadêmicas marcam o mês de maio no Cefet/RJ campus Petrópolis
Início do conteúdo da página

Semanas acadêmicas marcam o mês de maio no Cefet/RJ campus Petrópolis

Publicado: Terça, 30 de Maio de 2017, 15h15 | Última atualização em Terça, 30 de Maio de 2017, 19h08 | Acessos: 919

Maio. Mês de debates, discussões e atividades diversas. Mês de integração e troca de experiência. Um mês especial para o Cefet/RJ campus Petrópolis com a realização das Semanas Acadêmicas dos cursos de graduação. Entre os dias 8 e 26, a unidade promoveu a III Semana de Engenharia de Computação, a VI Semana de Física e a V Semana de Turismo. Três semanas dedicadas a complementar a formação dos estudantes, potencializar a interação entre discentes, servidores e convidados e a fortalecer a relação da instituição com a Cidade Imperial.

Exposição "Petrópolis sem Filtros" enfeitou o hall de entrada do campus durante a V Semana de Turismo

“A cada ano, as Semanas Acadêmicas possibilitam aos alunos da unidade a discussão mais próxima com profissionais e pesquisadores que estão atuando nas realidades vistas em sala de aula, possibilitando assim maior criticidade com o campo teórico e prático”, ressaltou o diretor do Cefet/RJ campus Petrópolis, Frederico Ferreira de Oliveira.  O diretor também destacou que os eventos foram organizados por docentes e discentes dos cursos superiores, contando com apoio de projetos de pesquisa e de extensão, além do protagonismo dos Centros Acadêmicos junto à programação.

Alunos participam de minicurso durante a III Semana de Engenharia de Computação

Ao todo, foram 20 palestras, 25 minicursos, seis mesas-redondas, seis exposições e duas oficinas, além de conferência, seminário, mostra acadêmica e atividades culturais. Professores de nove diferentes instituições de ensino e pesquisa, entre elas, UFRJ, Uerj, Universidade Federal do Ceará (UFC) e Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), e três profissionais de empresas e órgãos públicos –  Eletrobras, VTex e Turispetro (Secretaria de Turismo de Petrópolis) –, participaram das Semanas como palestrantes ou mediadores. Destaque também para a atuação dos estudantes que ministraram alguns dos minicursos oferecidos no período.

O hall de entrada, os corredores e algumas salas do campus ganhavam nova cara a cada Semana, trazendo elementos, cores e atividades interativas para os visitantes. As equações e fórmulas matemáticas, que pairavam sobre o saguão principal, deram lugar às lâmpadas coloridas do turismo criativo no evento seguinte. Cada Semana vestia a unidade à sua maneira e cada curso e cada centro acadêmico se dedicavam da melhor forma para oferecer um evento de qualidade aos participantes.

Docentes e discentes participam da abertura da VI Semana de Física

O discente do 6º período do curso de Turismo, Marcos Paulo de Oliveira, que também fez parte da comissão organizadora da V Semana de Turismo, ressaltou a preocupação da instituição com o aprendizado dos alunos. “É trazer informação além da sala de aula, é mostrar novas perspectivas de mercado e afins. As Semanas são ricas em participações de grandes profissionais de diversas áreas que se propuseram a estar ali, dividindo o saber”, afirmou. Já o estudante do 2º período do curso de Engenharia de Computação, Rodrigo Rosa Silva, enfatizou que os eventos foram essenciais para complementar sua formação. “Nada melhor que um conhecimento amplo e abrangente para nós, futuros profissionais”.

 Frederico Ferreira de Oliveira evidenciou a mobilização de toda a unidade, seus setores e sua comunidade acadêmica durante as Semanas. “É na junção do ensino, pesquisa e extensão que o Cefet/RJ campus Petrópolis vem trabalhando para se consolidar na realidade petropolitana como referência nas temáticas afins aos cursos ofertados, além de possibilitar à população local o acesso gratuito a toda a programação ofertada”, destacou.

 

 

Fim do conteúdo da página