Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Espaço do campus > Projeto de extensão traz alunos do 9º ano do Ensino Fundamental para conhecer o campus Petrópolis
Início do conteúdo da página

Projeto de extensão traz alunos do 9º ano do Ensino Fundamental para conhecer o campus Petrópolis

Publicado: Segunda, 19 de Junho de 2017, 15h14 | Última atualização em Segunda, 19 de Junho de 2017, 18h31 | Acessos: 2385

Na manhã desta segunda-feira, dia 19 de junho, o Cefet/RJ campus Petrópolis abriu as portas mais uma vez para alunos do 9º ano da rede pública municipal. A atividade faz parte do projeto de extensão “Conhecendo os limites do corpo e o Cefet/RJ – campus Petrópolis”, que busca ambientar os discentes visitantes com a instituição e sua estrutura, e apresentar o curso técnico em Telecomunicações integrado ao Ensino Médio como possibilidade de continuação de seus estudos.

Professor Marcelo Porretti palestra sobre alimentação saudável e prática de exercícios

Trinta e cinco alunos fizeram uma visita guiada por discentes e bolsistas do campus Petrópolis aos ambientes comuns, às salas, aos laboratórios e à Biblioteca. Eles também participaram de uma apresentação no Salão Nobre, que informou sobre a instituição e explicou o curso técnico integrado ao Ensino Médio e o processo seletivo para ingresso. Marcelo Porretti, coordenador do projeto, também ministrou uma palestra expositiva sobre os limites do nosso corpo,  reforçando o conteúdo saúde presente nas aulas de Educação Física e conscientizando sobre a importância de ter uma boa alimentação e de praticar exercícios regularmente.

“Essa é uma ótima atividade de comunicação, principalmente para levar informação sobre o ensino técnico para uma comunidade que desconhece a respeito. É a possibilidade de fazer algo fora da escola e ainda apresentar a integração entre Ensino Médio e profissão”, destacou Julius Pessanha, professor de Língua Portuguesa da Escola Municipal Pedro Amado.

Luciana Castro apresenta a Biblioteca para os alunos da Escola Municipal Pedro Amado

Ao todo, já participaram do projeto mais de 1.300 discentes, sendo 350 em 2015, 732 em 2016 e 300 em 2017. A expectativa é que, neste ano, esse número chegue a mil estudantes, ampliando cada vez mais o público participante. Apresentar a instituição, seja trazendo alunos da rede municipal, seja visitando as escolas em seus ambientes, tem tido bons resultados. No processo seletivo realizado no fim de 2016, entre as vagas destinadas às escolas públicas, 35% da turma que entrou para o curso técnico em Telecomunicações integrado ao Ensino Médio participou do projeto de extensão.

“O que sempre falo para os alunos visitantes é que eles devem investir pensando no futuro. Pensar que o Cefet/RJ campus Petrópolis não só forma seus discentes para trabalhar como técnicos em Telecomunicações, como também oferece uma preparação de qualidade para que eles possam ingressar em uma boa instituição de ensino superior”, ressaltou Marcelo Porretti.

O projeto conta também com o apoio dos professores Luiz Fernando Magalhães Cordeiro, João Thompson e Patrícia Souza Lima e da bibliotecária Luciana Castro.

Professor Luiz Fernando Cordeiro fala sobre eletrônica aos alunos da Escola Germano Valente 

Fim do conteúdo da página