Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Espaço do campus > Docente do campus Petrópolis é um dos autores de artigo científico premiado por periódico internacional
Início do conteúdo da página

Docente do campus Petrópolis é um dos autores de artigo científico premiado por periódico internacional

Publicado: Terça, 01 de Agosto de 2017, 14h56 | Última atualização em Terça, 01 de Agosto de 2017, 18h20 | Acessos: 971

O artigo científico The staggered quantum walk model recebeu o prêmio Dr. Howard E. Brandt de melhor artigo publicado, em 2016, pelo periódico internacional Quantum Information Processing (QIP), da editora Springer. Apresentado na revista em janeiro de 2016, o trabalho é de autoria de Renato Portugal, Raqueline Santos e Tharso D. Fernandes, pesquisadores do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), e de Demerson Nunes Gonçalves, professor do Cefet/RJ campus Petrópolis.

O QIP é um periódico científico de alto impacto, que publica pesquisas experimentais e teóricas na área de Ciência de Informação Quântica. “O prêmio é um reconhecimento pelo árduo trabalho e por todo o tempo despendido na pesquisa. Acredito que artigo foi escolhido devido à sua importância e influência junto à comunidade científica no campo das caminhadas quânticas”, afirmou Demerson, que dá aula para os cursos de Licenciatura em Física e de especialização lato sensu em Matemática Computacional Aplicada no campus Petrópolis.

O foco do artigo científico são os passeios quânticos e sua aplicação para a construção de algoritmos quânticos de busca mais rápidos do que seus equivalentes clássicos. De acordo com Demerson, existem, pelo menos, três modelos de caminhadas quânticas em grafos em pleno desenvolvimento pela comunidade científica. “Neste trabalho, tratamos a equivalência de dois deles, conhecidos como modelo Szegedy e modelo Escalonado. Provamos que qualquer instância do modelo Szegedy é equivalente a uma instância do modelo Escalonado e, por outro lado, mostramos que existem exemplos do modelo Escalonado que não podem ser colocados na estrutura do modelo Szegedy. Aproveitamos a similaridade desses modelos para definir o hitting time quântico no modelo Escalonado e para descrever um método para calcular os autovalores e autovetores próprios do operador de evolução no modelo Escalonado”, explicou o professor do campus Petrópolis.

Confira o artigo premiado, que tem acesso livre até 31 de agosto de 2017.

Fim do conteúdo da página