Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Espaço do campus > Exposição do centenário do Cefet/RJ encanta o campus Petrópolis
Início do conteúdo da página

Exposição do centenário do Cefet/RJ encanta o campus Petrópolis

Publicado: Sexta, 25 de Agosto de 2017, 12h59 | Última atualização em Sexta, 25 de Agosto de 2017, 15h59 | Acessos: 1854

Pinturas e reflexões plásticas em madeira, elástico, serragem, entre outros materiais, têm despertado a atenção de quem passa pelo hall de entrada e a escada principal do campus Petrópolis. Os trabalhos visuais e conceituais foram produzidos por alunos do ensino médio/técnico integrado do campus Maracanã, dando origem à exposição “Todos os caminhos levam ao Cefet/RJ”.

Pintura tendo o Cefet/RJ como ponto de encontro no Rio de Janeiro (esquerda) e escultura "Reárvore", criada com materiais descartados em construções (esquerda).

Sob orientação da professora Renata da Silva Moura, a exposição tem percorrido os campi do Cefet/RJ em comemoração ao centenário da instituição. Aqui no campus Petrópolis, a responsável pela mostra é a docente Patrícia Souza Lima, que, assim como Renata, integra o  Núcleo de Arte e Cultura (NAC), grupo intercampi que discute e produz cultura no Cefet/RJ.

A exposição conta com cinco pinturas de grande escala com percursos que os estudantes fazem diariamente, saindo dos mais variados lugares do Rio de Janeiro até chegar ao Cefet/RJ, lugar do encontro de vivências e experiências distintas. Além disso, outras produções artísticas da mostra fazem uma releitura da arte contemporânea a partir de conceitos discutidos em diversos cursos técnicos do campus Maracanã.

A exposição fica em cartaz até 11 de setembro, quando é celebrado o Dia da Cultura e o campus Petrópolis promove o evento “Curta o Circuito em Petrópolis”, que traz na programação roda de conversa, mesa-redonda, sarau, oficinas, entre outras atividades artístico-culturais.

 

"O Ceú fala e a gente escuta": reflexão sobre o trabalho de Magritte, a partir de uma brincadeira com os tipos de nuvens. Produzido pelos alunos do curso técnico em Meteorologia

Detalhe da "Reárvore" com duas pinturas ao fundo

Visão do hall do campus Petrópolis por entre o trabalho artístico "A Rede"

Fim do conteúdo da página