Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Espaço do campus > EVENTO: Petrópolis na tela: cinema e arte
Início do conteúdo da página

EVENTO: Petrópolis na tela: cinema e arte

Publicado: Segunda, 30 de Outubro de 2017, 11h14 | Última atualização em Segunda, 30 de Outubro de 2017, 13h14 | Acessos: 915

Na próxima quarta-feira, dia 1º de novembro, às 18h30, o Cefet/RJ campus Petrópolis recebe uma mesa-redonda sobre a história do cinema em Petrópolis com a exibição do curta-metragem Uma joia entre montanhas. O evento também marca a abertura da exposição Petrópolis afins em cores, que ficará aberta ao público até o dia 14 de novembro.

 

Confira as informações do evento:

Data: 1º de novembro de 2017

Horário: 18h30 (exibição do filme, mesa-redonda e abertura da exposição)

Local: Salão Nobre

Outras informações: a exposição Petrópolis afins em cores ficará aberta ao público de 1º a 14 de novembro, das 7h às 22h30, no saguão principal do campus

 

Saiba mais sobre o evento:

A proposta do evento é realizar coletivamente uma reflexão e uma análise de como Petrópolis e a produção de sua imagem dialogam através da presença da produção de cinema na cidade, assim como em registros imagéticos contemporâneos em óleos sobre tela de petropolitanos. A atividade será composta de duas interfaces: a exibição do curta-metragem Uma joia entre montanhas, em parceria com a especialista Aline Castella, e a exposição de quadros Petrópolis afins em cores, com a curadoria do professor de pintura Walter Leonardo Berner. O evento é coordenado pela professora Patrícia Souza Lima e possui vínculo direto com dois projetos de extensão relacionados à docente na instituição: Histórias de um prédio público por excelência, que ela coordena; e o Núcleo de Arte e Cultura do Cefet/RJ, no qual é representante no campus Petrópolis.

Após a exibição do curta, será realizada uma mesa-redonda com a mediação da professora da unidade e coordenadora do curso de Bacharelado em Turismo, Alexandra Rocha, e da artista Aline Castella, que realiza pesquisa sobre o levantamento histórico da atividade cinematográfica petropolitana. Aline é mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação, Comunicação e Cultura em Periferias Urbanas da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (PPGECC- FEBF/UERJ), com a dissertação defendida intitulada de "Imagens na cidade, imagens da cidade - Mapeando relações de Petrópolis com o Cinema".

Já a exposição de quadros Petrópolis afins em Cores é organizada por Walter Leonardo Berner que, como curador, expõe suas obras com alunos de seu ateliê. O pintor petropolitano, conhecido por ser de sua autoria o retrato do ex-presidente Lula exposto na escadaria do Palácio Rio negro / Museu da República, mantém em seu ateliê particular oficinas regulares para todas as faixas etárias em diversas técnicas de artes plásticas. Curiosamente, sua formação profissional foi toda desenvolvida no Cefet/RJ campus Maracanã em engenharia mecânica, ensino médio e graduação. A exposição acontecerá no saguão e no espaço embaixo da escada do Cefet/RJ campus Petrópolis.

Petrópolis na tela: cinema e arte faz parte da programação do circuito de exibição Uma câmera na mão e Petrópolis na cabeça - 120 anos de cinema.

 

Fim do conteúdo da página