Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Espaço do campus > EVENTO: Semana de Recepção (2019.2)
Início do conteúdo da página

EVENTO: Semana de Recepção (2019.2)

Publicado: Sexta, 02 de Agosto de 2019, 21h42 | Última atualização em Sexta, 02 de Agosto de 2019, 21h48 | Acessos: 834

O Cefet/RJ campus Petrópolis promove a partir da próxima segunda-feira, dia 5 de agosto, a Semana de Recepção aos novos alunos, ingressantes no 2º semestre de 2019. O evento conta com duas aulas magnas e visitas guiadas ao campus, que, embora voltadas sobretudo aos calouros, também são abertas ao público em geral.

 

Confira as informações do evento:

Data: de 5 a 8 de agosto

Horário:

Manhã: Bacharelado em Engenharia de Computação

Noite: Licenciatura em Física e Bacharelado em Turismo.

Local: salas, laboratórios, Salão Nobre, entre outros espaços do campus.

 

Sobre o evento

A Semana de Recepção tem como objetivo dar as boas-vindas aos estudantes que ingressaram no Cefet/RJ campus Petrópolis neste 2º semestre de 2019 e apresentar a unidade e seus espaços, além dos cursos oferecidos. A programação também inclui a visita guiada “Percorrer, ver, conhecer: uma incursão mediada pelo Cefet/RJ campus Petrópolis”, além de apresentações e experimentos.

As atividades estão divididas entre os turnos da manhã, para o curso de Engenharia de Computação, e da noite, para a Licenciatura em Física e o Bacharelado em Turismo. A recepção oficial aos calouros será realizada na segunda-feira, dia 5, às 9h, no Salão Nobre, e acontecerá novamente no mesmo dia para os alunos do turno da noite a partir das 18h30h.

O evento conta ainda com duas aulas magnas: a primeira será proferida pelo professor da Uerj Lisandro Lovisolo na terça, dia 6, às 10h20,  e a segunda, intitulada "A Importância da Computação na Física", será ministrada na quarta, dia 7, às 18h30, pelo professor do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) Renato Portugal.

 

Confira a programação de cada curso:

Engenharia de Computação

Licenciatura em Física

Bacharelado em Turismo

 

Sobre a visita guiada 

O Cefet/RJ campus Petrópolis situa-se no conjunto urbano e paisagístico tombado pelo Iphan, destacando-se na Rua do Imperador, principal via comercial prevista no plano urbanístico de Koeler.  A edificação na qual está alojado é um exemplo da tendência revivalista e eclética da arquitetura que forjou as cidades no século XIX e início do XX. Construído nos primeiros anos da República, o prédio é atravessado por antecedentes históricos que remontam ao Império, inscreve-se na história republicana como símbolo do poder judiciário regional, consolidando-se como um prédio público por excelência.  Esse caráter público reafirma-se na nova fase como instituição educacional que tem por um dos desafios a construção de sua identidade na história petropolitana.

“Percorrer, ver, conhecer”  tem como propósito levar os participantes a visitarem o campus Petrópolis acompanhados por mediadores que o auxiliam na percepção e na compreensão dos principais aspectos arquitetônicos e históricos que se configuram na edificação, favorecendo sua interpretação. O percurso tem início na entrada do prédio, com ênfase na sua localização e na fachada, com paradas no saguão, no Salão Nobre e no anexo da biblioteca, ambientes emblemáticos que reúnem elementos significativos para interpretar a edificação.

Coordenada pelas professoras do campus Petrópolis Ludmila Vargas Almendra e Patrícia Souza Lima, as visitas guiadas serão realizadas nos dias 5 e 6 de agosto e podem ser agendadas por pessoas ou grupos internos ou externos à instituição pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. O limite é de 20 participantes por grupo.  

Fim do conteúdo da página