Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Espaço do campus > Trote solidário mobiliza alunos do campus Petrópolis a doarem sangue
Início do conteúdo da página

Trote solidário mobiliza alunos do campus Petrópolis a doarem sangue

Publicado: Segunda, 02 de Setembro de 2019, 20h16 | Última atualização em Sexta, 06 de Setembro de 2019, 14h01 | Acessos: 1191

Na última sexta-feira, dia 30 de agosto, terminou a campanha de doação de sangue Atlética Solidária, realizada semestralmente pelo Banco de Sangue do Hospital Santa Teresa (HST). Mais uma vez, os alunos do Cefet/RJ campus Petrópolis participaram da iniciativa, totalizando 34 doações nesta edição e 60, ao longo do ano.   

Alunos do curso de Engenharia de Computação foram em caravana para fazer a doação de sangue

A cada início de período, os centros acadêmicos (C.A.s) do campus e a Associação Atlética Imperadores divulgam a campanha e se mobilizam para realizar o trote solidário, estimulando o contato dos alunos com uma ação social. O presidente do CA de Licenciatura em Física Matheus Padilha destacou que a iniciativa é também uma forma de integrar os alunos ingressantes aos demais discentes do curso: “a doação de sangue é um momento em que os calouros e os veteranos estão se juntando para uma boa causa, que é salvar vidas”.

Matheus participou das últimas campanhas e, neste semestre, o Centro Acadêmico conseguiu reunir 16 alunos do curso de Física para doar em 23 de agosto. Já o C.A. de Engenharia de Computação contabilizou 18 discentes do curso, que doaram no dia 26. Ambos os cursos foram em caravana para o HST, porque, a partir da reunião de 15 pessoas, o Banco de Sangue disponibiliza uma van para buscar os doadores na instituição.

O estudante do 3º período de Engenharia de Computação Raphael Villela acredita que a iniciativa é importante para incentivar as pessoas que querem ajudar ao próximo, mas acabam não doando por algum motivo. “É uma coisa necessária que acaba estimulando quem está na zona de conforto. Aí quem está aqui, participa”, declarou. O calouro Hugo do Vale elogiou a campanha e afirmou que pretende doar além dos trotes semestrais, já que os homens podem doar a cada três meses (no caso das mulheres, a doação pode ser feita a cada quatro meses). Hugo ainda ressaltou que o primordial é que a iniciativa estimula os alunos a se tornarem doadores.

O estudante de Licenciatura em Física Matheus Padilha sempre participa das campanhas de doação

Vinicius Pereira, captador de doações do Banco de Sangue do HST, afirmou que o Cefet/RJ campus Petrópolis é um parceiro em potencial. “A gente conta muito com a ajuda do Cefet e a gente tem certeza de que, com essa campanha, só tende a melhorar”, declarou. Vinicius contou que o Banco de Sangue tem uma média de 40 a 45 doações por dia, mas que o ideal seria colher de 70 a 75 doações. “Se fizermos esse total, não precisaremos ficar pedindo doadores com urgência, mandando mensagem constantemente”, enfatizou.

Mesmo com o fim da campanha Atlética Solidária, alguns alunos pretendem fazer doações nos próximos dias. É o caso de Brenda de Paula, do 5º período de Bacharelado em Turismo, que é doadora há oito anos. “Sempre que recebo um SMS avisando que já estou no tempo de uma nova doação, tento ir na mesma semana”, afirmou Brenda. A aluna relatou que, desde que seu pai precisou de uma transfusão de sangue, ela ficou muito mais sensibilizada e engajada na conscientização das pessoas ao seu redor. “A doação é um ato tão rápido e simples que salva, literalmente, muitas vidas”, frisou.

Alunos do Cefet/RJ campus Petrópolis que quiserem doar devem se identificar como discentes da instituição para que possam ser cadastrados no sistema. Os interessados devem procurar o Banco de Sangue do HST, na Rua Paulino Afonso, 477 – Bingen. O Banco atende todos os dias das 7h às 18h. É preciso ter os requisitos necessários para fazer a doação, como, por exemplo, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50kg e estar em boas condições de saúde. Confira os demais requisitos em www.facebook.com/doesangue.bsst.

Fim do conteúdo da página