Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Espaço do campus > Projeto Seminários Virtuais debaterá a ciência nos anos finais do ensino fundamental
Início do conteúdo da página

Projeto Seminários Virtuais debaterá a ciência nos anos finais do ensino fundamental

Publicado: Segunda, 15 de Junho de 2020, 12h13 | Última atualização em Segunda, 15 de Junho de 2020, 12h18 | Acessos: 806

Na próxima quarta-feira, dia 17, será realizado o quinto encontro dos Seminários Virtuais de física. A apresentação, que abordará “A ciência nos anos finais do ensino fundamental: um olhar para o ensino de física”, será ministrada pelo aluno do curso de Licenciatura em Física do Cefet/RJ campus Petrópolis Ricardo Pellis.

A partir de sua pesquisa de conclusão de curso, Ricardo busca apontar as principais dificuldades encontradas pelos docentes da área na consolidação de práticas pedagógicas atrativas, capazes de conduzir o estudante à reflexão crítica dos fenômenos físicos que o cercam. O seminário falará também sobre a negligência, por parte da maioria das escolas, de uma disciplina específica de física a partir do sexto ano do ensino fundamental.

A apresentação acontecerá às 19h pelo serviço Conferência Web, a partir do link bit.ly/seminariocefet

 

Sobre os Seminários Virtuais

Organizado por professores de Licenciatura em Física do Cefet/RJ campus Petrópolis, o projeto de extensão “Seminários Virtuais” busca discutir assuntos atuais ligados aos temas do curso: física, ensino de física, matemática, educação, inclusão, dentre outros. As apresentações semanais serão realizadas por alunos, ex-alunos, professores e outros profissionais.

“Sentimos a necessidade de oferecer aos estudantes uma oportunidade de manterem um vínculo ativo com o curso durante esses tempos de pandemia. Tempos difíceis sempre trazem muitos aprendizados. Acredito que a sociedade está aprendendo a interagir mais a distância. E não só através de redes sociais, profissionalmente também. Após essa experiência, esperamos que nossos alunos estejam mais preparados para o novo mercado de trabalho que vai surgir nos tempos pós-pandemia”, declarou o professor Daniel Micha, um dos idealizadores do Seminários Virtuais.

Além de buscar aumentar a interação com a comunidade interna, o projeto também está aberto ao público externo. De acordo com Daniel, essa é uma virtude da iniciativa, que possibilita a integração com outros campi do Cefet/RJ e com outras pessoas interessadas na temática: “presencialmente, seria muito difícil integrar todos em um mesmo local num mesmo dia e horário. À distância, isso fica mais fácil. Estamos muito esperançosos pra que tudo dê certo”.

Os interessados em contribuir com apresentações podem enviar um e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. com, informando nome completo, instituição e área de interesse.

 

Fim do conteúdo da página